EnglishEspañolPortuguês

BAHIA

Salvador recebe primeiro Instituto Médico Legal Veterinário do Brasil

Unidade funcionará na nova sede do Departamento de Polícia Técnica, conforme foi anunciado na terça-feira (04/11).

6 de novembro de 2025
Victoria Isabel
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Ilustração | Pixabay

Salvador contará com um Instituto Médico Legal Veterinário (IMLV), unidade especializada em perícias envolvendo animais. O anúncio foi feito na terça-feira (04/11), pelo diretor-geral do Departamento de Polícia Técnica (DPT), Osvaldo Silva, durante o anúncio da nova sede do órgão, que será construída com investimento de R$ 142 milhões.

De acordo com Osvaldo, em entrevista ao Portal A TARDE, o instituto representa uma iniciativa pioneira entre os órgãos de perícia do Brasil. “O Instituto Médico Legal Veterinário vai tornar possível a realização de perícias em animais, tanto em casos de maus-tratos, com exames em animais vivos, quanto em análises de animais mortos para apuração da causa da morte”, explicou o diretor.

“Assim como é feita a necropsia das pessoas, será feita a necropsia no animalzinho pra verificar o que foi que houve, assim como em maus tratos. Então, por exemplo: um cachorro foi encontrado numa clínica, dentro de uma gaiola, com a integridade física comprometida, vai ser verificado o que é que aconteceu ali, se ele teve alguma doença, se não teve ou se foi maus tratos”, detalhou.

Nova sede do DPT

A unidade será integrada à nova sede do DPT, que reunirá diversas estruturas e modernizará os serviços de perícia na Bahia. “O governador autorizou hoje o projeto, e amanhã [5 de novembro] nós vamos lançar o edital de licitação para a construção do novo prédio”, adiantou Osvaldo.

O investimento total de R$ 142 milhões é o maior numa obra de segurança pública de forma individual e será destinado exclusivamente à construção da nova sede, que deve abrigar laboratórios modernos, áreas especializadas de perícia e o novo instituto veterinário.

As novas medidas foram anunciadas pelo governador Jerônimo Rodrigues e incluem a ampliação do efetivo policial, a modernização das estruturas de segurança, o aumento dos investimentos em tecnologia e o fortalecimento de ações voltadas à promoção da cultura de paz. O objetivo é reforçar o combate ao crime organizado e ampliar as iniciativas de prevenção à violência em toda a Bahia.

Fonte: A Tarde

    Você viu?

    Ir para o topo