EnglishEspañolPortuguês

MAIS SEGURANÇA

Sala adaptada para gatos no Hospital Veterinário da USP ganha melhorias

14 de fevereiro de 2025
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Ilustração | Freepik

Em 2023, o Hospital Veterinário (Hovet), da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP, ganhou uma sala cat friendly (amigável para gatos), dentro do Departamento de Cirurgia, para atender às necessidades particulares dos felinos. Passados dois anos, uma parceria da empresa Royal Canin permitiu ao espaço ganhar melhorias em estrutura e recursos, iniciativa inserida no contexto de atendimento gratuito de animais da população, oferecendo serviços de qualidade para tutores de baixa renda.

A sala de fluidoterapia para gatos, por exemplo, é um espaço essencial para animais que precisam de hidratação devido a doenças, cirurgias ou dificuldades na ingestão de líquidos. Ela recebeu investimentos para sua adaptação e na implementação de isolamento acústico, contribuindo para um ambiente mais tranquilo e seguro. Agora, no ambiente em que há o tratamento de fluidoterapia, os gatos podem permanecer acompanhados de seus tutores, o que contribui para o bem-estar e a recuperação.

Já a implementação de isolamento acústico é fundamental para minimizar estímulos sonoros e, consequentemente, o estresse dos gatos durante a sua estadia. “A adaptação tem impacto direto no bem-estar dos animais e na qualidade do atendimento prestado. Com a separação e o isolamento acústico, conseguimos proporcionar um ambiente mais tranquilo e seguro, seguindo as diretrizes de práticas cat friendly”, explica o professor André Zoppa, diretor do Hospital Veterinário da FMVZ .

A iniciativa dá sequência à primeira fase do projeto, realizada em 2023, quando a Royal Canin investiu na revitalização da recepção do hospital. O espaço foi remodelado para garantir um atendimento mais estruturado e confortável, com a criação de uma área exclusiva para gatos, reduzindo o estresse causado pela proximidade com cães. Além disso, foram instalados QR Codes que direcionam os tutores a conteúdos educativos sobre a saúde dos animais.

“O impacto da primeira fase do projeto foi extremamente positivo. A nova recepção proporcionou uma experiência mais organizada para tutores e um ambiente mais seguro e acolhedor para os pets. Agora, com a adequação da sala de fluidoterapia, reforçamos a importância de espaços adaptados às necessidades dos felinos”, complementa o diretor. “A parceria com a USP nos permite fortalecer esse propósito e oferecer mais conforto e qualidade no atendimento de gatos e cães”, afirma Alzira Kakeya, coordenadora de Assuntos Científicos da Royal Canin Brasil.

O Hospital Veterinário da USP funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e o atendimento é feito por ordem de chegada, com distribuição de senhas que se limitam à capacidade do local. O custo da consulta tem valor comum a todos os casos e validade de 30 dias para retornos. Os valores referentes a exames e demais procedimentos são informados conforme a necessidade de cada paciente. O hospital também oferece atendimento público aos moradores de baixa renda do município de São Paulo, por meio de um convênio firmado com a Prefeitura.

Local: Hovet – Hospital Veterinário da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP
Endereço: Av. Prof. Dr. Orlando Marques de Paiva, 87, Cidade Universitária, Butantã, São Paulo
Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Mais informações no link https://hovet.fmvz.usp.br

Fonte: USP

    Você viu?

    Ir para o topo