A causa da pigmentação diferenciada nos olhos de Rowdy é o vitiligo, doença já conhecida por nós.
Mesmo sendo raro, cães e gatos podem ser atingidos pela doença. Nos gatos, é ainda mais difícil. “Se trata de uma doença onde os melanócitos são destruídos. Os melanócitos são células produtoras de melanina, a substância responsável pela coloração da pele, com função auxiliar da proteção celular contra a radiação solar”, explica a veterinária Karla Pedroso, da Petz. Isso resulta em áreas do corpo despigmentadas.
A notícia boa é que o vitiligo não afeta a saúde dos animais. A veterinária só alerta que nessas áreas afetadas, a sensibilidade com a luz solar é maior. Por isso, além do uso de protetor, é indicado que os pets tomem cuidado e tenha contato com a luz do sol de maneira reduzida.
“A causa do vitiligo não é estabelecida. A teoria mais aceita diz se tratar de uma doença autoimune (os pacientes teriam anticorpos que atacariam suas próprias células, os melanócitos)”, explica Karla. Além disso, assim como nos humanos, a genética pode estar envolvida.
Não há tratamento conhecido e que se mostre eficaz. “Existem casos que, em áreas pequenas, ocorre repigmentação espontânea”, completa.