EnglishEspañolPortuguês

QUEIMA DE FOGOS

Saiba como reduzir o estresse e os riscos para os animais domésticos na véspera de Ano Novo

30 de dezembro de 2022
Vivian Guilhem | Redação ANDA
3 min. de leitura
A-
A+
Ouça esta matéria:

Fogos de artifício causam pânico, medo e angústia na maioria dos animais, resultando em comportamentos estranhos ou fugas, reações que podem ser perigosas ou até fatais. Os tutores de animais devem estar preparados antes das celebrações da véspera de Ano Novo para garantir que eles fiquem felizes e seguros.

A coisa mais importante que os responsáveis ​​podem fazer antes dos fogos de artifício é garantir que seus animais estejam com coleira de identificação e que os detalhes de contato vinculados estejam atualizados para que o animal, caso fuja durante o réveillon, ele seja facilmente identificado por quem o encontrar.

Sinais
Reconhecer sinais de comportamento de ansiedade é o primeiro passo para que os tutores responsáveis possam manter seus animais seguros. Eles expressam o medo de forma diferente, incluindo comportamento destrutivo, encolhendo-se, babando, tremendo e fugindo, inclusive fugindo de casa. Um animal medroso pode causar ferimentos graves a si e aos outros ao tentar escapar de uma situação potencialmente assustadora, por isso é fundamental que os tutores tomem as medidas adequadas para mantê-los seguros e calmos.

Criar espaços seguros pode ajudar a minimizar o estresse e os comportamento ansioso do animal durante as comemoraçõesO espaço seguro pode variar em tamanho, desde uma sala inteira até uma caixa grande com um cobertor coberto para ajudar a reduzir os ruídos externos. Diminuir as luzes, fechar persianas e janelas e diminuir o volume de música ou filmes também pode ajudar os animais a se sentirem calmos e seguros. Mas caso o animal goste de música ou programas de TV, pode ser uma boa distração manter o aparelho ligado para eles. Fornecer guloseimas ou  brinquedos para mantê-los ocupados durante os fogos de artifício também pode ser uma distração bem-vinda.

Itens como bolas de guloseimas, tapetes para arranhar,  um brinquedo novo e guloseimas de longa duração durante a queima de fogos são itens que podem ajudar a acalmar ou distrair um animal ansioso. No caso de cães, levá-los para uma longa caminhada ou corrida no início do dia pode queimar o excesso de energia, o que significa que é mais provável que eles descansem durante a noite e estejam menos propensos a serem superestimulados. Uma sessão de brincadeiras prolongada e outras atividades estimulantes podem ajudar os animais a gastar energia e ter mais chances de descansar a noite

Contenção

Portões, cercas e portas devem ser verificados para encontrar e consertar quaisquer lacunas ou pontos fracos que um animal em pânico possa usar para escapar. Se os animais vivem ao ar livre, leve-os para dentro de casa sempre que possível ou certifique-se de que eles tenham um abrigo aconchegante ou um espaço tranquilo para se refugiar. Nunca use dispositivos como coleiras com pontas, beliscões ou corrediças ou correntes de gargantilha, principalmente devido ao risco de o animal se machucar ao usá-los.

Mantenha sempre a calma, porque isso vai tranquilizar seu animal também. Brinque, faça festa, cante cações para ele ou faça um carinho durante uma crise. Esteja próximo para que ele sinta seu acolhimento. Não deixe seu animal doméstico sozinho durante a queima de fogos.

Esperamos que você tenha um Ano Novo maravilhoso ao lado de seu filhote de quatro patas.

 

Você viu?

Ir para o topo