O verão ainda nem chegou, mas os cuidados com a saúde dos animais devem ser redobrados, já que as temperaturas andam elevadas. Não é à toa que as pet shops já registram o aumento na procura por tosas para os cachorros, como recomendam os veterinários para quem tem cães de pelo longo.
“Tosar é indicado para diminuir a sensação térmica dos cachorros. Nesta época, também indico escovação, aumento na frequência de banhos, e vale até colocar gelo na água para deixá-la mais atraente para o bicho”, diz a veterinária Luciana Gameiro.
Segundo a veterinária, muitos donos têm a ideia errada de que o corte dos pelos dos animais fará com que eles fiquem mais expostos à radiação solar e, por consequência, ao câncer de pele ou a queimaduras.
“Com pelos curtos ou não, a exposição solar é a mesma que nós, humanos, sofremos. O ideal é que o animal só saia ao sol fora dos horários de pico, isto é, antes das 10h e após as 17h”, diz.
Esse horário é o mais indicado para os passeios também para evitar o risco de queimaduras nas palmilhas das patinhas dos animais.
“Em caso de insolação, é preciso levar o cão ao veterinário para fazer reposição hídrica”, diz Luciana, acrescentando que o bebedouro do animal deve estar sempre cheio.
Fonte: Globo