A menos de duas semanas para o Natal, diversos lares já estão preparados para celebrar uma das datas mais importantes do ano. Marca registrada da decoração natalina, a árvore iluminada e em formato cônico é peça fundamental, iluminando a casa e sendo base para todos os presentes a serem distribuídos entre família e amigos.
Mas essa peça tão importante para a comemoração pode facilmente ser danificada (ou até mesmo destruída) por um outro membro dos lares: os gatos. Muito chamativas por conta de suas luzes fortes, coloridas e intermitentes, as árvores são alvos fáceis para os felinos, que podem derrubá-las, comprometendo a decoração, mas também a saúde dos animais.
Pensando no risco de comprometer toda a decoração da festividade, o portal Pet Parenting da Trupanion listou cinco medidas que podem ser adotadas na confecção de sua árvore para oferecer o menor risco ao animal e garantindo sua durabilidade.
Gatos adoram pinheiros frescos e, por isso, “provavelmente tentarão e possivelmente conseguirão subir em um deles, esteja ou não seus donos por perto”. Por isso, é recomendável optar por uma árvore de Natal artificial, disponíveis em várias lojas de varejo e com preços mais acessíveis.
Selecione bem a localização da sua árvore
Outra dica é colocar árvore em “pontos altos” da casa, a fim de dificultar o acesso dos animais aos chamativos enfeites. De acordo com a Arm & Hammer, “os felinos geralmente conseguem pular entre cinco e seis vezes sua própria altura sem precisar correr”.
Por isso, uma opção é não colocá-las em uma área próxima aos pontos de salto dos gatos ou reorganizar os móveis, de modo a dificultar o acesso. Outra solução para dar robustez a uma árvore é usar uma “base forte e resistente”.
Seja inteligente com suas decorações
Na hora de decorar uma árvore, os tutores de gatos devem ter cuidado com o local onde colocam os enfeites. Os animais podem ver um adereço brilhante como se fosse um brinquedo, e é por isso que pode ser melhor para o dono pendurá-los no alto da árvore.
Enfeites que não sejam tão brilhantes são mais adequados para a metade inferior da árvore, evitando nessa parte peças de vidro, metal, penas ou outros penduricalhos.
Use frutas cítricas compradas ou caseiras
Depois que a árvore de Natal estiver montada, as pessoas podem torná-la “à prova de gatos” adicionando frutas cítricas, “um aroma desagradável para os felinos”. “Os gatos têm um olfato muito sensível. Como as frutas cítricas são muito aromáticas, o que tem um cheiro divino para nós é muito exagerado para os gatos”, explica a Cats Protection.
Os gatos provavelmente vão querer brincar com seus donos durante as festas de fim de ano, com ou sem árvore de Natal. Mais tempo de brincadeira com os gatos pode ajudá-los a ficar longe das árvores, pois eles ficarão distraídos demais para se preocupar com os adereços da árvore.
Pode-se tentar entreter os gatos com guloseimas ou também com brinquedos novos. Outra opção é testar “cansar” o animal com a prática de atividades em sequência, o que também pode deixar os gatos mais exaustos do que o normal, o que, consequentemente, os afastará da vontade de interagir com a árvore.
Fonte: O Globo