EnglishEspañolPortuguês

Saiba como aquecer seu cão no inverno

28 de julho de 2013
1 min. de leitura
A-
A+

Conheça os cuidados indicados por veterinários para proteger seu animal durante o frio.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Animais não sabem falar que estão com frio, nem sempre gostam de roupas e têm a pele coberta de pelos, penas ou escamas. Veterinários dão dicas de como proteger esses animais.

Nem todo cão precisa de roupinhas. Vista seu cachorro apenas na hora de sair de casa, caso tenha pelo curto e more dentro de casa. Animais acostumados com o exterior não precisam de roupas. Com os cães peludos, o cuidado é ainda menor: basta fazer tosas com menos frequência, deixando o pelo mais alto.

Coloque a imunização em dia – especialmente a vacina contra a tosse dos canis, que ajuda a proteger os animais também da gripe. Não vale esquecer as outras vacinas necessárias ao cachorro, como a antirrábica, a múltipla e a contra a giárdia.

Choques de temperatura são perigosos. Por isso agasalhe seu cachorro na hora de sair do banho quente para o exterior, mais frio. Se o animal for grande demais, deixe-o por algum tempo no ambiente aquecido, para que se adapte gradualmente à temperatura.

Cães idosos sofrem mais com o frio e tendem a desenvolver artrose com as mudanças de temperatura do início de inverno. Pergunte ao veterinário se algum medicamento ou suplemento alimentar pode ajudar o seu animal.

Observe os sinais de doenças – O comportamento do animal não muda muito no inverno. Por isso procure um veterinário, caso o cão esteja amuado, tossindo ou espirrando e com secreções no nariz durante um ou dois dias. Não dê remédios de seres humanos, que podem machucar seu animal.

Fonte: O Debate

Você viu?

Ir para o topo