A sagui Milly teve um passado muito duro. Ela enfrentou anos de maus-tratos nas mãos de uma traficante de drogas que chegou a jogá-la na privada e a forçá-la a ingerir cocaína. Felizmente, Milly foi resgatada no País de Gales e hoje vive uma nova vida, com direito até a um namorado.
“Esse foi um caso muito perturbador, mas eu estou feliz em ver Milly bem”, disse Sophie Daniels, membro da Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals (em tradução ao português, Sociedade de Prevenção da Crueldade Animal). Foi ela quem resgatou a sagui, que hoje vive no Monkey World, na inglesa de Dorset. Esse abrigo já salvou mais de 120 macacos de situações de maus-tratos e comércio ilegal de animais.
O nome do novo companheiro da Milly é Moon e vive junto com ela no santuário Monkey World. O caso de Milly chegou às autoridades por meio de vídeos em que sua antiga tutora, Vicki Holland, a maltratava. Em um deles, ela apertava a descarga com a sagui dentro da privada.
Para piorar, a alimentação de Milly era totalmente negligenciada. Naturais da América do Sul, os saguis se alimentam de frutas e insetos. Mas Milly só recebia comida industrializada, como hambúrgueres e presunto processado. O caso foi levado aos tribunais e sua antiga tutora foi condenada a 1 ano de prisão, além de obrigada a pagar uma multa e ficar proibida de tutelar outros animais.
Crueldade chocou até quem já fez muitos resgates
“Ela passou a sua vida vivendo com medo e sujeito a abuso e crueldade, o que é a pior situação que eu já vi em mais de 30 anos resgatando primatas. A chave para salvar a Milly foi o companheirismo da sua própria espécie. Com o Moon ao seu lado, ela tem conseguido relaxar e, finalmente, aproveitar a sua vida”, disse o diretor do Monkey World, Alison Cronin, segundo o NY Post.
Atualmente, os dois saguis passam o seu tempo caçando insetos e aproveitando a companhia um do outro.
Se você presenciar algum animal sofrendo maus-tratos ou sendo vítima do tráfico, denuncie. A sua denúncia é a melhor forma de levar o caso até as autoridades e até mesmo salvar a vida de um animal que não pode se defender sozinho.
Em caso de espécies silvestres, como a Milly, você pode fazer a denúncia pelo telefone 0800 61 8080, do IBAMA. Em caso de animais domésticos, você pode procurar a delegacia mais próxima da sua casa – a Polícia Civil também recebe denúncias relacionadas a animais silvestres.
Com informações de: Awebic