Um macaco foi encontrado morto em Santos, no litoral de São Paulo. A Secretaria Municipal de Saúde informou que já esteve no local para remover o corpo do animal e o encaminhou para necrópsia.
De acordo com a administração municipal, o animal foi encontrado no Morro Santa Terezinha, era um sagui macho adulto e não tinha sinais de agressão. A necropsia está sendo realizada no Orquidário Municipal e o procedimento é necessário para a retirada das vísceras e envio ao Instituto Adolfo Lutz (IAL), laboratório de referência do Governo Estadual, para confirmar ou descartar se estava infectado pela febre amarela. Paralelo a isso, amostras do cérebro serão enviadas ao Instituto Pasteur para o diagnóstico de raiva.
Outros casos
Em 21 de janeiro deste ano, um sagui adulto macho também foi encontrado morto no Morro Santa Terezinha. O resultado do IAL deu negativo para febre amarela, mas o município aguarda o resultado do Pasteur para diagnóstico de raiva. Outros dois macacos foram encontrados neste ano, um deles no último dia 14, no Monte Serrat, e outro no dia 6 de março, no bairro Macuco. As amostras foram enviadas ao IAL e Pasteur para análise, sem resultados até o momento.
Fonte: G1