EnglishEspañolPortuguês

INVESTIGAÇÃO

Safaris ilegais com elefantes são descobertos na Índia após morte de domador 

De acordo com testemunhas, 35 elefantes estão sendo explorados, mas apenas quatro são registrados

1 de julho de 2024
Júlia Zanluchi
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Lutz Fischer-Lamprecht | Wikimedia Commons

O Departamento Florestal da Índia abriu um processo contra um centro ilegal de safári com elefantes no distrito de Idukki e emitiu um memorando de interrupção após um domador morrer pisoteado por um elefante explorado.

Ambos os elefantes no centro não estão registrados no Conselho de Bem-Estar Animal da Índia, o que é obrigatório se os animais forem explorados para fins de entretenimento. “O proprietário foi solicitado a transferir o animal para Kottayam, onde está registrado no departamento florestal”, disse Vipindas P.K., Oficial Divisional de Silvicultura Social de Idukki.

De acordo com fontes, 35 elefantes estão sendo usados nos oito centros de safári com elefantes de Idukki. “Apenas quatro deles estão registrados no conselho de bem-estar animal. Este elefante já havia tentado atacar o domador várias vezes antes também”, disse uma testemunha.

Sheeba George, responsável pelas licenças de funcionamento para safaris no distrito, disse que a administração não permitirá o funcionamento de centros ilegais de safári com elefantes. “O departamento florestal realizará inspeções de rotina e tomará medidas rigorosas contra esses centros”, disse George. Ela solicitou ao público que alerte as autoridades ao descobrir algum desses centros.

M.N. Jayachandran, secretário distrital da Sociedade para a Prevenção da Crueldade contra os Animais (SPCA), exigiu ação contra a George e outras autoridades por não prevenir o surgimento de centros ilegais de safári com elefantes em Idukki. “De acordo com uma ordem do Tribunal Superior, os elefantes devem ser registrados no conselho de bem-estar animal para serem usados em centros de safári ou outros locais de entretenimento. Mas a maioria dos centros não cumpre a ordem”, disse Jayachandran.

Nota da Redação: A exploração de elefantes no turismo e em outras áreas deve ser urgentemente abolida na Índia e ao redor do mundo. Esses majestosos animais são frequentemente submetidos a condições cruéis, incluindo confinamento, trabalho forçado e abusos físicos para obedecerem aos comandos dos treinadores. Além do sofrimento físico, o estresse psicológico infligido aos elefantes é imenso.

É necessário que práticas de exploração como passeios de elefante, apresentações e uso em festivais sejam substituídas por formas de turismo éticas e sustentáveis. Proteger a dignidade e o bem-estar dos elefantes é um passo essencial para a proteção deles.

    Você viu?

    Ir para o topo