A temporada de nascimento de tartarugas está acontecendo em Fortaleza. O evento de eclosão de 172 ovos da espécie tartaruga-de-pente ocorreu nessa quarta-feira, 2, e fez parte das atividades do Instituto Verde Luz na Praia do Futuro, local de maior concentração de ninhos dessas espécies.
Cerca de 100 espectadores assistiram, a uma distância segura dos animais, o processo de nascimento e caminhada dos filhotes na beira da praia até o mar.
A equipe do Instituto reforça a importância da cooperação das barracas de praia e transeuntes que estão próximos às áreas de desova para que os informem sobre possíveis ninhos encontrados, para manejo e demarcação profissional.
Ver essa foto no Instagram
A temporada de nascimentos ocorre entre fevereiro e junho no Ceará, período no qual o Instituto Verde Luz segue atuando no monitoramento e auxílio semanal dos ninhos.
“Até um período atrás, Fortaleza não era considerada área de desova desses animais mas há cerca de 10 anos estamos estudando essa área e percebendo ano a ano um maior número de desovas e filhotes liberados ao mar”, afirma a bióloga e coordenadora do Programa GTAR Verdeluz, Alice Frota.
As eclosões assistidas são uma chance para aumentar a sobrevivência dessas tartarugas, já que a cada mil filhotes, apenas dois chegam à idade adulta.
“O principal a se fazer quando avistar um filhote ou adulto de tartaruga marinha é não colocá-lo de volta no mar rapidamente, ele precisa voltar sozinho, depois é só contatar nosso whatsapp que daremos mais instruções”, ressaltou Alice.
Serviço
Caso encontre um ninho ou desova, informe ao Instituto Verdeluz
Telefone (WhatsApp): (85) 99735 4054
Instagram: @institutoverdeluz
E-mail: [email protected]
Fonte: O Povo