Como não amar o nordeste? Quando fomos a Alagoas ano passado, ficamos maravilhados. Mergulhar no litoral nordestino é uma experiência que desejamos repetir mais vezes e que todos possam ter um dia na vida.
Já Recife, capital de Pernambuco, é uma das maiores metrópoles do Brasil, onde a escravidão para tração animal está sendo abolida, e terra de Paulo Freire, do frevo, maracatu e manguebeat. Nessa cidade também dá para aproveitar muito da cultura, que está melhor preservada tanto no centro histórico, quanto na cidade próxima, Olinda, a apenas 7 km de distância.
Recife é assim chamada por causa dos “arrecifes”, grande barreira rochosa de arenito que se estende por toda a sua costa, formando piscinas naturais. Também é chamada de “Veneza brasileira”, já que possui uma paisagem cortada por pontes, canais e rios. Dá até para conhecer a cidade por um passeio de catamarã que ficam oferendo no Marco Zero.
A tia do Tiago mora em Recife, e o lanche típico de boas vindas foi muita tapioca, cuscus no leite de coco, inhame cozido e café. A fruta típica é caju. Bom demais!
Onde passeamos
– Praia de Boa Viagem:
A praia é muito bonita, só não é indicado atravessar a barreira de recifes. Devido a obras e outras interferências humanas no ecossistema (aterros para o Porto de Suape, desvio de nutrientes do rio com a construção do quebra-mar, despejo de restos de peixes no mar pela pesca, etc.), tubarões* podem chegar mais próximo do litoral de Recife. No entanto, acidentes com tubarões são situações extremamente raras.
Alguns começaram a criar uma cultura do medo e do ódio, tentando levar a população ao desespero e fortalecer uma chacina de tubarões que já ocorre no mundo, levando esses animais sencientes e importantes para o equilíbrio do ecossistema marítimo, a uma situação alarmante. No mundo, são mortos aproximadamente 100 milhões de tubarões por ano, enquanto a média de pessoas mortas por mordidas de tubarão é inferior a cinco. Acidentes com águas vivas, cocos, bebidas alcoólicas e afogamentos são bem mais comuns nas praias.
– Recife antigo:
Rua Bom Jesus, Embaixada dos bonecos, Marco Zero, Paço do Frevo…
– Casa da Cultura
Antiga casa de detenção, a celas se tornaram lojinhas de artesanato local.
– Museu da Abolição
Um dos raros museus do Brasil a contemplar essa história.
– Olinda:
– Brennand:
Museu particular sobre idade medieval. Com esculturas, armaduras, quadros… É bem impressionante. A estátua de Rodin é original. A oitava das 24 feitas por ele em bronze.
Pernambuco tem muitos lugares maravilhosos para conhecer. E estando em Recife, você pode aproveitar para conhecer outras cidades próximas, como Olinda. Como essa viagem foi curta e sem muito planejamento, então, apesar de fazermos muita coisa legal, não deu pra fazer tudo o que gostaríamos. Aproveite para ir a Praia dos Carneiros, a duas horas de Recife. As agências vendem o passeio.
Onde comemos
– Papaya Verde
Almoçamos (mas tem ceia): Fomos achando que era um restaurante vegetariano. Não é. Mas possui muitos pratos veganos e deliciosos. Lá experimentamos uma das melhores comidas. O pure de mandioquinha com alga nori é de lembrar pra sempre. Tinha muito seitan acebolado também (a Dani pira!).
Rua Santo Elias, 409 – Espinheiro
– O Vegetariano
Almoçamos: Restaurante lacto com indicação de quais pratos são veganos. Tem ensopado de carne de jaca!!! E uma pizza de tofu deliciosa. Lá também vende glutadela e o típico refrigerante Cajuína.
Rua Dom Pedro Henrique, 153, Soledade.
– Yohei Sushi
Jantamos: Era uma noite que chovia muito, as ruas de Recife alagaram e o trânsito parou. Pedimos delivery do combo vegetariano, com legumes e cogumelos. Um combo por pessoa. Muito bom!
Rua João Tude de Melo, 77 – Lojas 28/29 | Shopping Parnamirim
– Empório Vegetal
Almoçamos: Restaurante ovolactovegetariano. No cardápio tem carne de jaca e feijoada vegetariana, dentre outras delícias.
Foto: Empório Vegetal
Rua Capitão Rebelinho, 696 – Pina
– Restaurante Burgogui
Jantamos: Restaurante coreano com um dos pratos principais, o churrasco coreano, feito na versão com shitake. De entrada vem missoshiro, sopa de soja que adoramos. Outros podem ser adaptados. Esse churrasco é delicioso e tem um jeito especial para comer. O atendimento é muito atencioso.
Rua Venezuela, 153, Espinheiro
– Cozinha Divida
Almoçamos: Restaurante lactovegetariano em Olinda. O prato é R$13,00 e tem duas opções por dia. a feijoada tinha provolone, então escolhemos a lentilha, muito gostosa. E vem com um bolinho de soja muito bom também. E bem temperados no curry. Depois pedimos um picolé Della Fruta que é fabricado em Recife. Os de graviola e de cajá são sem lactose.
Av. Sigismundo Gonçalves, 290 Olinda
Onde comer mais
Cantina Vegetariana (ovolactovegetariano)
Rua Arsenio Calaca 102, San Martin
Casa do Naturista (ovolactovegetariano)
Rua 24 Maio, 90, Santo Antônio.
Confraria do Sanduba
Tem opção de sanduba vegetariano. Não tem leite no pão, nem ovo no hambúrguer. Pedir sem queijo coalho.
Rua Real da Torre, 1070 – Torre
Restaurante Vida longa (lactovegetariano)
Tem carne de jaca assada com shoyo!
Rua 7 de Setembro, 428 – Centro
Sorveteria Santo Doce
Rua Doze de Outubro, 15 – Aflitos
Tem sorvetes da marca alagoana Bali. Muito sabores são à base de água. Provamos dele em Maceió.
Chinês vegetariano (Tian Chu)
Rua Martins Júnior nº 59 – Boa Vista
Udon Cozinha Oriental
Tem muitas opções vegetarianas sinalizadas no cardápio.
Rua Raimundo Freixeiras, 175.
Green Vegetariano
Rua Gervasio Pires 577.
Centro Naturista Oasis
Avenida Norte 3028 – Encruzilhada
Veggie Restaurante (ovolactovegetariano)
Av. Conselheiro Rosa e Silva, 1460 Empresarial Etc. – Aflitos.
Grupos de Defesa Animal que atuam em Recife:
Movimento Liberte
SVB – Recife
Divers for sharks*
Ativeg Recife
Fundação Dentinho
Rede de Adoção