Estamos no século XXI, vivenciando grave emergência climática que demanda de nossa espécie a responsabilidade e a urgência de um outro olhar para a vida planetária, se quisermos ter chances de futuro. Sofremos ainda o luto de milhares de pessoas que morreram devido à pandemia, provocada pela exploração e sofrimento animal. Entretanto, nesse contexto, absurdamente, a Prefeitura de Barbacena, cidade histórica e cultural de Minas Gerais, referência em boas escolas, prevê realizar a 54ª Expô Barbacena, de 18 a 21/05/2023, promovendo, rodeio em todos os dias, com adultos participando e também, PASMEM, crianças! Questionamos: o que esta Prefeitura pretende ao banalizar a exploração animal e estimular crianças à violência? Qual seu compromisso e respeito à população e aos animais? “Rodeio de carneiros é pura diversão” para quem? A seguir, manifestação do Diretor de Cultura e Turismo de Barbacena.
“Rodeio de carneiros é pura diversão”
O diretor de cultura e turismo da prefeitura de Barbacena, Alexandre Braga, disse à reportagem da Itatiaia que qualquer criança pode participar da prova, mesmo sem ter experiência no esporte. Basta ter, no mínimo, 7 anos; no máximo, 12, e pesar, no máximo, 25 kg. Todos os cuidados são tomados pensando no bem-estar da criança e do animal.
Na prova, o competidor deve usar colete de proteção, calça de couro e capacete. Os pais devem estar presentes no local e autorizar a participação da criança. Os juízes avaliam a velocidade do carneiro e a postura do peão para emitirem a nota. Braga informou ainda que a arena tem apenas 7 metros quadrados e os carneiros são mansinhos. “Estamos terminando de normatizar as regras”, falou.
Asa Branca, maior locutor de rodeios do Brasil, denunciou os maus tratos aos animais torturados em rodeios. Um juiz do Tribunal de Justiça de Minas Gerais acatou o pedido da proteção animal quanto a proibir rodeios neste Estado, entretanto, tal decisão caiu. De qualquer forma, foi um sinal evidente da pressão popular quanto ao processo evolutivo pela proibição desta prática cruel.
O Movimento Mineiro pelos Direitos Animais, parceiro do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal e do Instituto Abolicionista Animal, em forte controle popular, amparado pela Constituição Federal Brasileira / 1988, oficializou denúncia aos diversos órgãos públicos e demais instituições afins, solicitando tempestivas e proativas providências para que não haja rodeio, nem com adultos, nem com crianças, promovendo sim, os shows musicais, as barraquinhas, dança, gerando trabalho, renda e diversão à população, sem explorar os animais:
Promotorias de Justiça do Meio Ambiente e da Infância e Adolescente do MPMG – Comarca Barbacena, Conselho Tutelar da Criança e Adolescente de Barbacena, Conselho Municipal de Saúde de Barbacena,
Conselho Municipal de Meio Ambiente de Barbacena, 3a Vara Criminal da Infância e Juventude TJMG, Defensora Pública de Minas Gerais, Ministério dos Direitos Humanos, Ministério do Meio Ambiente, Coordenadoria Estadual de Defesa Animal MPMG,
Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA / MPMG), Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (ABRAMPA), Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal (FNPDA), Instituto Abolicionista Animal (IAA), Agência de Notícias de Direitos Animais (ANDA) e Portal Vista-se.
Que a população exerça sua cidadania pelos animais diante de qualquer ameaça de opressão, expondo esses indefesos seres sencientes ao sofrimento e morte. Queremos festa sem exploração animal! Por um Estado Mineiro que respeite também os animais não humanos.