Biólogos nos Estados Unidos encontraram uma forma, no mínimo, curiosa, de proteger os animais de fazenda dos lobos: drones com câmeras termais equipados com caixas de som que tocam rock pesado e até trechos de filmes de Hollywood ao identificar lobos próximos.
Na fronteira entre Califórnia e Oregon, pesquisadores do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) estão testando a técnica como substituto à caça dos animais selvagens. As patrulhas noturnas usam câmeras térmicas para localizar os lobos e, em seguida, disparam sons que vão de “Thunderstruck”, do AC/DC, a falas de briga de filmes, como o História de um Casamento, com Scarlett Johansson e Adam Driver.
“Se conseguirmos reduzir os impactos negativos dos lobos, isso pode abrir caminho para a coexistência”, afirmou o pesquisador Dustin Ranglack, líder do projeto.
Os lobos-cinzentos, quase extintos no século 20, voltaram a se multiplicar após programas de reintrodução em parques como Yellowstone. Hoje, há milhares de indivíduos espalhados pelo Oeste americano, o que tem aumentado os conflitos com fazendeiros. Só em 2022, encontros com lobos resultaram na morte de cerca de 800 animais em dez estados, segundo dados federais.
Apesar do sucesso inicial, há dúvidas sobre a eficácia de longo prazo. Isso porque os drones custam cerca de US$ 20 mil e exigem treinamento especializado, além de risco de os lobos se acostumarem ao barulho. Ainda assim, fazendeiros da Califórnia relatam que os testes já reduziram perdas.
“Sou muito grata pelo trabalho, mas temo que os lobos acabem percebendo que é só barulho”, disse Mary Rickert, dona de uma fazenda ao norte do Monte Shasta, à agência AFP. Curiosamente, o som de vozes humanas é o que tem se mostrado mais eficaz em afastar os lobos, disse Paul Wolf, especialista do departamento de agricultura dos EUA, ao jornal Good Morning America, que exibiu trechos da empreitada em vídeo, veja abaixo:
Fonte: Um só Planeta