O Rio de Janeiro pode sair na frente e se tornar o primeiro estado do Brasil a incluir oficialmente médicos-veterinários no efetivo do Corpo de Bombeiros Militar. Um Projeto de Lei apresentado na Alerj pretende criar a categoria de Bombeiro Militar Médico-Veterinário, ampliando o alcance das ações de salvamento, saúde pública e proteção ambiental no estado.
A proposta, protocolada sob o nº 5684/2025, é de autoria do deputado estadual Rosenverg Reis e altera a Lei Estadual nº 5.175/2007, que trata da estrutura organizacional da corporação. A iniciativa é fruto da articulação do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio (CRMV-RJ), por meio do presidente Diogo Alves, com apoio técnico do médico-veterinário Alexandre Guerra.
O texto atende a uma demanda antiga da classe e ganha ainda mais força após desastres ambientais como os de Mariana e Brumadinho, que escancararam a ausência de profissionais especializados no atendimento de animais feridos — e os impactos que isso também gera na saúde humana e ambiental.
“A inclusão do médico-veterinário no Corpo de Bombeiros é uma medida alinhada ao conceito de Saúde Única e às melhores práticas internacionais em gestão de crises e desastres. Ficou evidente, diante das tragédias recentes, a importância da atuação integrada de profissionais de diferentes áreas. O veterinário é essencial no resgate, triagem, atendimento emergencial e no controle de riscos sanitários”, afirma Diogo Alves, presidente do CRMV-RJ.
Se aprovado, o projeto marcará um avanço importante na consolidação da Medicina Veterinária como área estratégica na resposta a emergências e catástrofes, reforçando o compromisso com o bem-estar animal, a saúde pública e a proteção ambiental.
Fonte: Diário do Rio