No dia 4 de outubro é comemorado o Dia Mundial dos Animais. Nesse dia também se celebra o santo católico protetor dos animais, São Francisco de Assis. A Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais (Sepda) prestigia os animais duplamente no Rio de Janeiro. O primeiro evento é no sábado, 3 de outubro, quando acontece a edição especial da campanha educativa Adotar é o Bicho!, que vai das 10h às 16h, na Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema.
No domingo, dia 4 de outubro, a Sepda participa das comemorações da Paróquia de São Francisco de Assis, no Rio Comprido. A tenda da Secretaria fica na paróquia durante todo o dia, levando veterinários para tirar dúvidas sobre o programa Bicho Rio, que oferece esterilização gratuita em cinco pontos da cidade, divulgar as datas da campanha Adotar é o Bicho! e também para falar sobre guarda responsável e cuidados com os animais.
A celebração da Paróquia de São Francisco de Assis começa com a Alvorada Franciscana, seguida de missas com intervalos de 1h30 entre elas. Nestes intervalos, acontece a tradicional bênção dos animais, e também haverá uma bênção solene às 16h. As comemorações terminam com a Procissão de São Francisco, às 18h, pelas ruas do Rio Comprido.
Serviços oferecidos pela Sepda
A campanha educativa Adotar é o Bicho! ocorre às terças-feiras e quintas-feiras em diferentes regiões da cidade e tem como objetivo a adoção consciente de animais que precisam de um novo lar. Quem quiser adotar um animal deverá levar identidade, CPF, e comprovante de residência. O interessado também deve passar por uma entrevista com o veterinário de plantão no local.
Vale lembrar que a adoção de cães, gatos e cavalos pode ser feita diariamente, no Centro de Proteção Animal, na Fazenda Modelo, que fica na Estrada da Matriz, nº 4445, em Guaratiba.
O programa Bicho Rio oferece esterilização gratuita de cães e gatos desde 2003, o que diminui a quantidade de animais vítimas de abandono nas ruas. A Secretaria disponibiliza cinco minicentros cirúrgicos: em Bonsucesso (dois minicentros) , em Jacarepaguá, Largo do Machado e Realengo; além do Centro Clínico e Cirúrgico, que fica no Centro de Proteção Animal, na Fazenda Modelo, em Guaratiba. Ao todo, são realizadas 140 esterilizações por dia. Este serviço de controle populacional é oferecido somente para os moradores do município do Rio de Janeiro.