Com o funcionamento do Centro Cirúrgico, devidamente equipado, a prefeitura vai dar início à castração gratuita de animais na cidade. Estimativas dão conta de que existam 35.000 cães e 8.000 gatos no município. O objetivo principal é controlar a população de animais e, com, isso, obter resultados também na redução de zoonoses (doenças transmitidas por animais), acrescentando-se que a ação deve, ainda, reduzir os casos de maus-tratos de que são vítimas os cães e gatos.
As cirurgias visarão, num primeiro momento, os bairros mais distanciados do centro, onde se constata maior número de cães e gatos soltos nas ruas, como o Novo Wenzel, Bonsucesso, Nova Rio Claro e Terra Nova. “Posteriormente, vamos incluir outros bairros, mas sempre priorizando áreas onde se concentram pessoas mais carentes, que não têm como castrar seus animais de companhia em clínicas particulares”, explica o secretário de Saúde, Marco Aurélio Mestrinel.
O Centro Cirúrgico instalado no Centro de Controle de Zoonoses atuará com um médico veterinário e um auxiliar e ambos estarão em ação em tempo integral, das 7h às 17h, de segunda à sexta-feira. Quando houver necessidade, um segundo veterinário estará disponível para realizar as cirurgias. “A meta é castrar 100 animais por mês, entre cães e gatos, machos e fêmeas”, informa o coordenador do CCZ, Josiel Hebling.
Fonte: Canal Rio Claro