As baixas temperaturas podem causar a rinotraqueíte, a gripe dos felinos. A doença viral pode ser facilmente tratada com diagnóstico precoce e tratamento adequado.
A rinotraqueíde é causada pelo vírus herpesvírus felino, ou calicivirus felino. Ela acomete animais com baixa imunidade, mal nutridos ou que já possuem doença pré-existente.
Sintomas
A rinotraqueíte é muito parecida com a gripe de humanos. Segue abaixo os sintomas:
- Espirros
- Coriza
- Falta de apetite
Como transmite?
A doença é considerada altamente contagiosa. Ela ocorre, principalmente, por contato direto com secreções nasais, salivares e oculares de gatos infectados. Objetos contaminados, como tigelas e brinquedos, também ajudam na transmissão.
Diagnóstico e tratamento
O veterinário-chefe da Subea (Subsecretaria o Bem-Estar Animal), Edvaldo Sales, afirma que o diagnóstico é baseado nos sinais clínicos, como testes laboratoriais e histórico do pet.
“O tratamento é sintomático, com antivirais. Mas é muito importante observar e manter a hidratação e alimentação dos animais para que eles consigam uma resposta mais rápida. Antibióticos podem ser prescritos para prevenir ou tratar infecções secundárias”, explica o profissional.
O veterinário ainda destaca que o prognóstico para gatos que recebem tratamento adequado é geralmente bom. Se os cuidados forem bem feitos, a maioria dos pacientes pode se recuperar totalmente da doença.
Consultas na Subea
Os tutores têm consultas veterinárias gratuitas para cães e gatos na clínica da Subea. Os atendimentos são realizados às segundas, terças, quintas e sextas.
Fonte: Primeira Página