EnglishEspañolPortuguês

SEGURANÇA

Rinoceronte órfão corre de alegria ao chegar em santuário

30 de dezembro de 2021
Bruna Araújo | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução | Daily Mail

O pequeno rinoceronte Ntandane ficou órfão ainda bebê e foi resgatado por uma equipe do Centro de Reabilitação da Vida Selvagem Moholoholo, em Limpopo, África do Sul. Traumatizado e muito assustado, a equipe do centro teve muito medo que ele não se adaptasse, mas assim que chegou ao santuário, ele correu de alegria ao ver outros rinocerontes. Ele sabia que, pela primeira vez em muito tempo, estava finalmente em um local seguro.

Foto: Reprodução | Daily Mail

O Centro de Reabilitação da Vida Selvagem Moholoholo foi fundado em 1991 pelo empresário Sr. Strijdom, que deixou o local aos cuidados Brian Jones. O centro ajuda e cuida de animais feridos, órfãos e envenenados. Agora, Ntandane será reabilitado e preparado para ser devolvido à natureza quando estiver mais maduro e apto a sobreviver na natureza. Infelizmente, ele terá uma longa jornada para superar o trauma de ter perdido a mãe, vítima de caçadores.

Caça

Nas duas primeiras semanas de dezembro, 24 rinocerontes foram mortos por caçadores na África do Sul. Após um período quieto por conta da pandemia, os cadáveres dos rinocerontes foram encontradas em quatro províncias. Dos animais mortos, sete foram encontrados no Parque Nacional Kruger, seis em Kwazulu-Natal, e outros sete em Mpumalunga.

De acordo com o One Green Planet, mais quatro rinocerontes foram encontrados em uma reserva de caça, incluindo uma fêmea grávida, enquanto um quinto rinoceronte foi encontrado vivo com ferimento de bala e está recebendo tratamento. Até agora, nove pessoas foram presas pela morte desses animais, mas mais pessoas podem estar envolvidas neste crime.

O ex-oficial científico da International Union for Conservation of Nature, Richard Emslie, diz que a pobreza está fazendo com que pessoas sejam recrutadas como caçadores e entrem nesses parques. Com as dificuldades econômicas a situação obviamente se agrava, e um dos desafios é empoderar economicamente as pessoas que vivem em áreas rurais.

A caça de rinocerontes aumentou conforme a demanda Ásia pelos chifres desses animais. Só em 2020, 394 rinocerontes foram caçados por conta de seus chifres, mesmo em um período de bloqueio global por conta da pandemia. Isso mostra a gravidade do comércio de chifres de rinocerontes e quantos caçadores estão dispostos a matar esses animais somente por conta dos chifres. Se a situação continuar nesse ritmo, a espécie pode ser extinta, caso nada seja feito.

    Você viu?

    Ir para o topo