“Um rinoceronte já é ruim o suficiente. Ficamos muito chocados e é uma grande perda. Mas com ela grávida, na verdade, perdemos dois animais”, destacou.
As investigações iniciais mostraram que os caçadores usaram um rifle de caça para atirar no animal antes de arrancar seu chifre com um machado. O cadáver do rinoceronte foi encontrado a uma distância de 60 a 70 metros da cerca do Sul da reserva, em Olivier Road.
O caso evidenciou que os caçadores entraram na reserva e não dispararam no animal da estrada.
A reserva de 1200 hectares foi proclamada em 1982 e foi nomeada em homenagem ao guarda-florestal Lawrence de Lange, que liderou a equipe que fez a cerca do local.
Atualmente, a propriedade é do município de Enoch Mgijima. “Não foi a população local que fez isso. Este foi um trabalho profissional”, disse Gerber.
Ele disse que não poderia divulgar mais informações, mas informou que a polícia está investigando o assassinato. Nenhum rinoceronte do local havia sido morto por caçadores antes, revela o Herald Live.
Em outra reserva, a Wildschutsberg Game Reserve, também perto de Komani, cinco rinocerontes foram mortos.
O último assassinato em Lawrence de Lange mostra que 12 rinocerontes foram mortos no Cabo Oriental neste ano. Dezessete foram assassinados na província em 2016.
Em todo o país, desde que 13 rinocerontes foram mortos em 2007, o número de mortes por caçadores aumentou para 1215 em 2014.
Desde então, os números diminuíram e 1 054 foram vítimas da caça em 2016. Em Julho de 2016, durante seu último anúncio de estatísticas sobre a caça de rinocerontes, a ministra Meio Ambiente, Edna Molewa, relatou 529 rinocerontes foram mortos em todo o país até o final de Junho.
Corné Roeloffse, da Tranquil House B & B em Komani, disse que os rinocerontes de Lawrence de Lange eram muito valorizados pelos moradores da cidade.