Embora alguns funcionários vivam na propriedade, foi informado que nenhum deles ouviu os criminosos no Natal Zoological Gardens and the Lion Park durante as primeiras horas da manhã, quando os caçadores balearam a fêmea na cabeça e posteriormente levaram seu chifre.
Infelizmente, esta não é a primeira vez em que caçadores agem dessa maneira para pegar o chifre de um rinoceronte, que vale mais do que o seu peso em ouro, segundo o The Dodo.
Em fevereiro, dois homens armados invadiram o orfanato de Thula Thula Rhino e mantiveram funcionários como reféns enquanto matavam dois bebês rinocerontes para pegar seus chifres. Traumatizado após o ataque, o orfanato fechou.
Em março, um rinoceronte branco de quatro anos, chamado Vince, que era explorado por um zoológico perto de Paris, na França, também foi assassinado e teve o chifre arrancado.
Temendo a segurança dos rinocerontes após esses incidentes, um zoológico da República Tcheca decidiu retirar os chifres todos os animais da espécie.
Enquanto isso, em uma decisão polêmica no início deste ano, a África do Sul legalizou o comércio doméstico de rinocerontes novamente, despertando preocupações de que isso só irá alimentar os mercados internacionais ilegais.
Os chifres de rinocerontes são feitos de queratina, que é o mesmo material encontrado em nossas unhas. Entretanto, devido à superstição infundada de a queratina é capaz de curar uma série de condições, desde ressacas até o câncer, os caçadores lucram com o tráfico de rinoceronte para a Ásia.
Maxine, que ficou órfã depois que sua mãe morreu ao dar à luz, vivia confinada no zoológico desde que tinha apenas dois anos.
Nota da Redação: O confinamento de animais que deveriam viver na natureza mostra a que ponto chega a crueldade humana. Zoológicos são prisões desprovidas de segurança que provocam um grande sofrimento nos animais. Que as autoridades prendam os responsáveis por mais essa tragédia e Maxine possa descansar em paz.