Por Cassio Mosqueira (da Redação – Canadá)
Um relatório recentemente publicado no website “The Coast” de Hallifax, Canadá, revela o terrível plano apresentado ao governo canadense de matar e incinerar 220 mil focas cinzas no seu habitat protegido, a Ilha Sable. A medida tentaria solucionar o problema de superpopulação de focas cinzas na ilha, alegado pela indústria pesqueira, o que estaria “prejudicando” a prática de pesca comercial no local.
O IFAW (Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal) está horrorizado com o relatório e pede ao Governo do Canadá para rejeitar categoricamente a proposta.
“O cenário que está sendo descrito é revoltante”, disse Sheryl Fink, uma pesquisadora sênior do IFAW. “Eles estão literalmente considerando invadir as praias da Ilha Sable pelas manhãs, matar os filhotes com tiros de rifle na cabeça e incinerar seus corpos. É absolutamente lamentável que o nosso governo considere um projeto diabólico como este, que iria custar $35 milhões do dinheiro dos contribuintes, apenas para agradar aos pescadores”.
O relatório foi encomendado pela Fisheries and Oceans Canada (Pescas e Oceanos do Canadá) para analisar a logística e os custos de duas opções: matar 220 mil focas ou aplicar uma vacina contraceptiva a 80 mil focas do sexo feminino. Surpreendentemente, o estudo reconhece que não examinou se as opções consideradas iriam atender às preocupações apresentadas pela indústria da pesca.
“Esse evento certamente apelidará a Ilha Sable como Cemintério do Atlântico”, disse Fink. “Estamos exigindo que o ministro da pesca, Gail Shea, ponha imediatamente um fim a este plano escandaloso, cientificamente injustificável, que apenas reforça a reputação negativa que do Canadá possui no cenário internacional.”
Fonte: Earth Times