Por Natalia Cesana (da Redação)
De acordo com o jornal The Mail Oxford, a proposta para que cavalos continuem puxando carruagens pelo centro da cidade de Oxford, no Reino Unido, está a um passo de ser aprovada, apesar das objeções de ativistas pelos direitos animais.
A notícia vem logo depois que um cavalo caiu morto na rua, no domingo, em Nova York.
O Conselho Municipal de Oxford concorda com a lei que permite que cavalos puxem carruagens para realizar passeios pela cidade. No entanto, os ativistas são radicalmente contrários à ideia. Outro ponto de discórdia é como coletar os excrementos dos animais.
O passeio de carruagem por Oxford não funcionava desde a Segunda Guerra Mundial, mas é algo muito popular em outras cidades do mundo.
O pedido de regulamentação foi apresentado pela empresa Kevin Merry Carruagens, que explora os animais para o transporte há mais de 10 anos.
Os planos de Merry envolvem dois cavalos arreados numa carruagem para que em um passeio de 30 minutos os turistas possam conhecer os principais pontos turísticos da cidade, como Broad Street, Parks Road, Parks Road, Ponte Magdalen e High Street.
A próxima tarefa será elaborar uma série de estatutos para definir a rota dos cavalos e onde haverá um suporte. O vereador John Goddard afirmou não se opor às carruagens, mas que está preocupado com a forma como os excrementos serão retirados.
O Conselho Municipal se reunirá novamente em dezembro, quando a questão será novamente levantada e se saberá se foi aprovada ou não.