EnglishEspañolPortuguês

PASSO IMPORTANTE

Retorno da extinção: o plano para levar pássaros dodô de volta às Ilhas Maurício

Cientistas e biólogos planejam em reviver espécies extintas ou perto da extinção

10 de dezembro de 2023
Redação ANDA
1 min. de leitura
A-
A+
Ilustração do dodô, criado pela Colossal Biosciences
Colossal Biosciences

Uma colaboração audaciosa entre geneticistas e conservacionistas planeja trazer de volta o extinto dodô e reintroduzi-lo em seu habitat natural nas Ilhas Maurício.

A Colossal Biosciences, empresa de biotecnologia e engenharia genética sediada nos Estados Unidos, que procura reverter a extinção de diversas espécies, incluindo o mamute-lanoso, firmou uma parceria com a Mauritian Wildlife Foundation (MWF) para encontrar um local adequado para as grandes aves que não voam.

O dodô está extinto desde 1681; uma combinação de predatismo por humanos e por animais introduzidos por humanos levou à sua queda, transformando-o em um caso clássico de extinção.

Mas, de acordo com os parceiros, o seu regresso às Ilhas Maurício poderá beneficiar o ambiente imediato do dodô e outras espécies.

A Colossal Biosciences anunciou pela primeira vez a sua intenção de ressuscitar o dodô em janeiro de 2023.

Ainda não está claro exatamente quando a empresa conseguirá realizar esse feito, mas novos detalhes sobre como planeja recriar a espécie foram revelados.

O genoma completo do dodô foi sequenciado por Beth Shapiro, paleogeneticista-chefe da Colossal. Além disso, a empresa afirma ter sequenciado o genoma do solitário, um parente extinto do dodô da Ilha Rodrigues, perto das Ilhas Maurício, e do pombo-de-Nicobar, o parente vivo mais próximo do dodô, que reside em ilhas do Sudeste Asiático que abrangem o Oceanos Índico e Pacífico.

Geneticistas da Colossal descobriram que células que atuam como precursoras de ovários ou testes no pombo-de-Nicobar podem crescer com sucesso em um embrião de galinha. Eles agora estão pesquisando para ver se essas células (chamadas células germinativas primordiais, ou CGPs) podem se transformar em espermatozoides e óvulos.

Informações de: CNN Brasil

    Você viu?

    Ir para o topo