Já era tarde quando Nguyen Cuong ouviu o vizinho gritar: “Ladrão, ladrão”. Dois homens em uma motocicleta haviam levado seu cão, Black, e fugido. A cena já se repetiu mais de 10 vezes com Cuong.
O sequestro de cães está se tornando comum no Vietnã. Os sequestradores trabalham a serviço de restaurantes que usam a carne dos cachorros, aproveitando o pouco policiamento nas principais vilas e cidades.
“Os sequestradores de cães estão ficando mais agressivos, entram nas vilas em plena a luz do dia”, disse Tran The Thieu, chefe da polícia da vila Hung Dong. “As pessoas estão muito nervosas por verem seus cães sendo roubados. E ladrões de cães raramente são presos”, completou o policial.
A carne de cachorro é uma iguaria no Vietnã, e muitas vezes está presente no menu de festas, especialmente no norte do país. Restaurantes especializados em churrasco de cão são muito frequentados, principalmente no final de cada mês lunar, quando as pessoas optam pelo prato na esperança de afastar a má sorte.
Restaurantes que servem carne de cachoro na capital, Hanói, tiveram um boom e se tornaram um dos negócios de maior crescimento na Ásia. Mas como a inflação sobe, alguns vietnamitas têm procurado maneiras mais criativas de ganhar dinheiro. Como muitos cães passeiam livres, os donos de restaurantes perceberam que os pobres animais podem ser alvos fáceis.
O principal objetivo dos vietnamitas com relação aos cães é proteger suas residências, e ao contrário do ocidente, os animais não são considerados membros da família. O que não quer dizer que os tutores não se importem com os sequestros.
Na província de Nghe An, chefe da polícia, Thieu, diz que a violência contra cães está aumentando. Em junho passado, um sequestrados de cães foi perseguido e espancado até a morte por uma multidão que, em seguida, incendiou seu corpo, deixando os restos carbonizados na beira da estrada. Sete moradores foram feridos em outros incidentes quando eles perseguiram os ladrões que os atacaram com facas e garrafas.
“Os moradores dizem que a polícia facilita a vida dos ladrões e os deixa fugir”, disse Thieu a um jornal local. “E é verdade. O ladrão só é acusado oficialmente quando a propriedade invadida para o roubo vale mais do que US$ 97.
Cães de tamanho médio são comumente vistos em gaiolas de arame presos nas costas de motos que circulam pelo Vietnã. São assassinados, sem pele e torrados, e podem ser vistos pendurados em fios em frente a restaurantes.
*Com informações da Associated Press.
Fonte: UOL Notícias