Um restaurante chamado Dickens, localizado em Chivilcoy, cidade ao norte de Buenos Aires, na Argentina, chamou a atenção de brasileiros pela sua política amiga dos animais. Uma postagem sobre o local no Facebook chegou a mais de 120 mil curtidas. No Twitter, uma publicação já conta com 2,9 milhões de visualizações.
O sucesso se deu porque, no restaurante, os animais em situação de rua são a prioridade. O local tem até um mascote, resgatado há cinco anos, que faz companhia aos clientes. Para que não haja conflitos com os frequentadores, a proprietária colocou um recado na entrada do local, avisando sobre a presença dos cachorros.
No Facebook, um relato sobre o local publicado no último dia 11 recebeu milhares de curtidas e compartilhamentos. Desde então, outros usuários reproduziram a mensagem. No Twitter, a postagem foi feita nesta segunda, dia 28.
A mensagem que fica na entrada do estabelecimento diz: “Não se incomode com o número de cães sem lar que podem estar dentro do restaurante. Somos um amigos dos animais e damos água, comida e muito amor para esses anjinhos. Sinto muito se é difícil, mas eles não estão fazendo nada de errado, eles estão apenas vindo em busca de comida ou abrigo”.
Com toda a repercussão, as redes sociais do local têm recebido inúmeros comentários de brasileiros, que apoiam a atitude. “Atitude linda de dar amor para esses anjos”, diz um deles. No post do Facebook, muitos usuários comentam sobre a possibilidade de haver um local como a mesma atitude no Brasil.
Em sua página no Instagram, o restaurante afirma que sempre permitiu a entrada dos mais variados animais – até mesmo daqueles sem tutor. É o caso de Corchito. Abandonado pelos seus tutores, o cão apareceu à porta do Dickens há cerca de cinco anos. Desde então, nunca mais foi embora.
As pessoas gostam tanto do animal que ele se tornou a maior atração do restaurante e das suas redes sociais. Ganhou até protagonismo no seu logotipo, posando ao lado do escritor Charles Dickens, inspiração para o nome, na fachada do estabelecimento.
Ainda de acordo com a página do restaurante, Corchito costumava ter a companhia de Puccini, o “guerreiro”, que morreu com 18 anos, em novembro do ano passado. O cachorro, que era querido dos clientes, também foi homenageado com uma placa exposta no restaurante: “Aqui foi o único local na Terra onde a Lua costumava deitar-se ao Sol.”
Com a visibilidade nas redes sociais e na imprensa local, a proprietária diz esperar que a fama sirva para conscientizar as pessoas sobre a importância da adoção de cães em situação de rua.
Na Argentina existe um restaurante chamado: Restobar Dickens, que tem uma placa que diz:
Pedimos a todos os nossos clientes de todo o coração que não fiquem chateados com o número de cães 🐕 que possam estar dentro do restaurante.
Somos um pet friendly e damos água, comida + pic.twitter.com/z8E513e2Dj— iti malias (@itimaliasof) March 29, 2023