As autoridades federais norte-americanas multaram um restaurante especializado em comida japonesa da Califórnia que estava usando carne de baleia para fazer sushi, segundo a CNN. A investigação foi concluída logo após o documentário The Cove, que faz um alerta contra a matança de baleias e golfinhos, ter ganhado o Oscar de melhor documentário.
“Não respeitar a lei pode acarretar em prisão e uma multa de mais de US$ 200 mil para a empresa, disse Thom Mrozek”, porta-voz da promotoria americana. Os advogados do restaurante não foram encontrados pela CNN para comentar o caso. Mas o estabelecimento disse ao Los Angeles Times que assumiu a responsabilidade e vai pagar a multa.
A investigação começou em outubro passado, quando dois membros da equipe de produção do documentário The Cove visitaram o The Hump. “Armadas” com uma câmera escondida, duas mulheres flagraram uma garçonete servindo carne de baleia e de cavalo e identificando-as como tal. A mulher guardou pedaços de carne e os levou para serem examinados por pesquisadores da Universidade Estadual do Oregon.