A operação, realizada pelo Setor de Proteção Animal da Delegacia Seccional, em conjunto com a equipe de Bem-Estar Animal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema)., ocorreu após denúncia de maus-tratos em um projeto social localizado na Avenida Ataliba Pontes, no bairro Paineiras, na zona norte da cidade.
No local, os agentes encontraram três cães vivos em estado crítico, com sinais de desnutrição, doenças não tratadas e mantidos em canis sujos, sem água, ração ou condições mínimas de higiene.
Durante os trabalhos, também foi localizado um quarto cão morto, descartado irregularmente às margens de um córrego próximo, em um saco plástico preto. A morte não havia sido comunicada a nenhum órgão competente.
O responsável pela empresa foi encontrado no local e admitiu não possuir sede adequada para abrigar os animais, além de não oferecer acompanhamento veterinário. Ele afirmou visitar os cães duas vezes ao dia e manter outros espalhados por diferentes imóveis da cidade.
A perícia foi requisitada e a Prefeitura de Sorocaba lavrou auto de infração administrativa, além de emitir relatório médico-veterinário confirmando os maus-tratos. O homem foi preso em flagrante pelo crime previsto no artigo 32 da Lei 9.605/98, que estabelece pena de 2 a 5 anos de reclusão, multa e proibição da guarda de animais.
De acordo com a Prefeitura de Sorocaba, um dos animais foi levado para a Seção de Proteção e Bem-Estar Animal e os outros dois para a clínica veterinária conveniada da Sema, onde receberão todos os cuidados necessários. Somente após a completa recuperação, serão disponibilizados para adoção responsável, por meio do programa municipal permanente “D + uma chance. Adote uma Vida!”.
Denúncias de maus-tratos podem ser feitas pela Central de Atendimento da Prefeitura de Sorocaba, pelo telefone 156, WhatsApp (15) 99129-2426, ou pelo telefone 153 da Guarda Civil Municipal, inclusive aos fins de semana e feriados.
Fonte: G1