EnglishEspañolPortuguês

ATO HERÓICO

Resgate emocionante: cavalo com hipotermia é salvo de campo lamacento após esforço conjunto de equipe e bombeiros

Foi necessário utilizar toalhas quentes para ajudar a circulação sanguínea antes de colocá-lo em um reboque para levá-lo à clínica veterinária

26 de fevereiro de 2025
Júlia Zanluchi
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: RSPCA

Quando a ONG RSPCA recebeu uma chamada sobre um cavalo que havia caído em um campo lamacento, a equipe entrou em ação imediatamente e logo descobriu que a situação era muito mais complicada do que haviam previsto.

A inspetora da RSPCA, Cora Peeters, e a oficial de resgate de animais, Chloe Wilson, chegaram a um campo rural em Kent, na Inglaterra, e começaram a procurar pelo cavalo no escuro. Algumas partes do campo estavam em boas condições, e outros cavalos pastavam sem problemas. No entanto, outras áreas estavam cobertas por uma lama que chegava até os joelhos.

Quando finalmente encontraram o cavalo, apelidado de Albert, ele estava com hipotermia e não conseguia se levantar sozinho. Sabendo que precisariam de um especialista para ajudar na situação, as duas entraram em contato com a Lingfield Equine Veterinary Practice e pediram que um de seus veterinários fosse enviado o mais rápido possível. Quando o veterinário chegou, o trio tentou várias vezes colocar Albert em pé, mas não teve sucesso.

Determinados a ajudar Albert, seus resgatadores pediram mais reforços, e logo os bombeiros locais chegaram ao local.

“O pobre Albert estava muito fraco, e o veterinário estava cada vez mais preocupado com sua condição, suspeitando que ele estava lutando contra a hipotermia. Por isso, era vital que o colocássemos em pé o mais rápido possível”, disse Wilson ao The Dodo. “Felizmente, o Serviço de Bombeiros e Resgate de Kent pôde disponibilizar sua equipe de resgate técnico para nos apoiar, e estamos incrivelmente gratos por isso.”

Foto: RSPCA

A equipe trabalhou junta para colocar Albert em uma prancha e, em seguida, conseguiu puxá-lo para fora da lama profunda. Uma vez em terreno sólido e seguro, Albert conseguiu se sentar um pouco e mastigar um pouco de feno, mas ainda não conseguia ficar em pé. Foi então que os bombeiros intervieram para dar um pouco de apoio e, logo, Albert estava de pé novamente.

Wilson, Peeters e o veterinário esfregaram Albert com toalhas para ajudar a circulação sanguínea antes de colocá-lo em um reboque para levá-lo à clínica. Ele ainda está lá, se recuperando do seu trauma, mas, graças à ajuda de sua equipe dedicada, está indo muito bem.

Foto: RSPCA

“Albert se tornou um grande favorito entre nossa equipe no hospital, que está garantindo que ele seja muito mimado, desfrutando de uma cama quentinha e confortável, longe do vento, da chuva e da lama enquanto se recupera”, disse Rachel Atherton, diretora da Lingfield Equine Veterinary Practice, à RSPCA em um comunicado à imprensa. “Muitas vezes trabalhamos ao lado da RSPCA e estamos muito felizes por poder desempenhar um papel importante no resgate de Albert.”

    Você viu?

    Ir para o topo