Na manhã da última quinta-feira, dia 11, o trânsito no centro de Florianópolis ficou parado por conta do resgate de um gato que se escondeu no motor de um carro. De acordo com a motorista Amanda Matos, o animal estava vagando perdido na via, quando ela chegou perto dele e parou, o que o assustou, e fez o gatinho correr para debaixo do seu carro, entrando no motor.
De acordo com o G1, outras pessoas pararam seus carros para ajudar, e quando a guarda municipal notou uma obstrução no trânsito no Lago das Bandeiras, foi até o local. A guarda municipal foi informada de onde o gato estava por outros motoristas que também pararam para ajudar no resgate do animal.
Após ser resgatado, o gato foi levado para a Dibea (Diretoria de Bem-Estar Animal de Florianópolis) e recebeu atendimento. Segundo a prefeitura, caso o animal tenha um tutor, a pessoa responsável deve se dirigir a Dibea e assinar um termo de responsabilidade. Se ninguém se apresentar, o gato será colocado para adoção pelo órgão público.
Em entrevista para o G1, o comandante da Guarda Municipal de Florianópolis, Valci Brasil, afirmou que esses animais tendem a se esconder em veículos, principalmente em dias de temperatura mais baixa, buscando abrigo nos motores para ficarem aquecidos. Ele recomenda que as pessoas deem um tapa no capô do carro antes de acionar a ignição, fazendo barulho para que o animal possa sair e ser preservado.