O número de animais resgatados em Manaus (AM) pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) aumentou 53,9% no primeiro trimestre de 2019, em comparação com o mesmo período de 2018. No ano passado, 141 animais foram resgatados. Neste ano, foram 217.
Pariris, jurutis (pomba silvestre), mucuras, cobras, jacarés e filhotes de aves foram os animais mais resgatados pelo Instituto. As informações são do portal G1.
Depois de serem resgatados, os animais saudáveis são devolvidos à natureza e os que necessitam de cuidados são levados para centros especializados.
O Corpo de Bombeiros orienta as pessoas a manter a calma ao encontrar um animal silvestre em área urbana, manter-se afastado dele e acionar os militares pelo 193.
O gerente da Gerência de Fauna do Ipaam, Marcelo Garcia, explica que os animais são retirados do local onde estão e levados para localidade próxima, preferencialmente em área de mata. Animais silvestres que estão no ambiente natural não são resgatados.
Além do telefone dos bombeiros, é possível também solicitar o resgate de animais silvestres ao entrar em contato com o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas, através do telefone (92) 2123-6739. O serviço funciona diariamente das 8h às 17h. Aos finais de semana e feriados, o funcionamento é em regime de plantão.