A Polícia Militar Ambiental apreendeu 18 pássaros da fauna silvestre em uma chácara na zona rural de Piracicaba (SP) na manhã desta quarta-feira (04). Quatro exemplares são de espécies ameaçadas de extinção. A apreensão aconteceu no distrito
de Tanquinho (SP). O proprietário da área, um aposentado de 67 anos, foi multado em R$ 27 mil. O idoso vai responder por crime ambiental em liberdade.
Os policiais receberam denúncia de que na chácara ocorria a prática de caça e, ao averiguar, encontraram as aves. “O proprietário autorizou a entrada e, logo que chegamos, já localizamos os pássaros pendurados em várias árvores. As aves estavam ariscas, o que indica que foram capturadas recentemente”, relatou o cabo Matos, da PM Ambiental.
Foram resgatados pelos policiais três patativas-verdadeiras, um caboclinho frade, estes ameaçados em extinção, e mais cinco canários da terra, um tico-tico, dois bigodinhos, quatro papa-capins e dois sabiás, além de quatro alçapões utilizado para capturar pássaros. Boletim de ocorrência sobre o caso foi registrado no 4º Distrito Policial. As aves serão levadas para um criadouro conservacionista da região.
Crime ambiental
O responsável pela chácara responderá pelo artigo 29 da lei federal 9605/98, que prevê pena para quem matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida.
Fonte: G1