Por Simone Gil Mondavi (da Redação – Argentina)
Após inúmeras denúncias de vizinhos a diversas autoridades da Cidade do México que informavam a presença de cães em um prédio da colônia “Santa María la Ribera”, onde viviam em condições deploráveis e insalubres.
O organismo de Justiça do México, a Procuradoria Geral de Justiça do Distrito Federal, em conjunto com servidores públicos das distintas organizações do governo implementaram um operação que concluiu com o resgate de 130 cães e 8 gatos. Eles estavam sob a guarda de duas mulheres, uma delas idosa e com saúde fraca. As informações são do El Semanario.
O Ministério Público solicitou uma ordem de investigação dentro do domicilio após varias denuncias e queixas de moradores pelo ruído e pelos odores fétidos. A Policia, junto aos veterinários, realizaram uma inspeção no prédio.
Dentro do domicilio, muitos animais permaneciam trancados em gaiolas, proibidos de exercer sua liberdade e sem poder se desenvolver em boas condições. Também os animais não tinham nenhum controle sanitário e nem de alimentação. No telhado encontraram oito filhotes de cães em péssimas condições.
Os animais foram transportados aos centros de controle canino e abrigos de animais para terem a saúdes revisada. As autoridades declararam que os animais não serão mortos.