EnglishEspañolPortuguês

RECOMEÇO

Resgatado com pata destruída por tiros, cachorro se adapta à vida com três patas e busca família

O cãozinho chamado Dante se adaptou bem à sua deficiência, mas ainda é muito assustado

31 de março de 2025
Júlia Zanluchi
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: SARA Sanctuary

Um cachorro que foi encontrado sangrando na porta de um prédio em Beirute, no Líbano, com uma das patas traseiras severamente baleada, ganhou uma segunda chance na vida a 11.200 quilômetros de distância.

Dante, uma mistura de border collie e pastor alemão com cerca de oito anos de idade, poderia facilmente ter morrido no dia em que uma série de balas perfurou sua pata, deixando-o sangrando, com dor e com dificuldade para se mover.

No entanto, ele foi resgatado por um homem antes de embarcar em uma jornada que o levaria das ruas de Beirute para o abrigo da Society for Animal Rescue & Adoption (SARA Sanctuary), o maior santuário de animais do Texas, nos Estados Unidos, a cerca de 67 km a leste de San Antonio.

Ele foi resgatado junto com outro cachorro chamado Viking, como parte de um esforço internacional coordenado por uma veterinária de Michigan, que acompanhou os animais em um voo para a França e depois para Houston.

Dante e Viking foram então buscados por um funcionário do Santuário SARA, que os levou o resto do caminho em uma operação verdadeiramente global.

IMAGEM FORTE!

Foto: SARA Sanctuary

Desde sua lesão, os veterinários determinaram que a pata traseira gravemente ferida de Dante não poderia ser salva. O membro foi amputado, mas isso não o impediu.

“Dante se adaptou bem à sua deficiência”, disse um porta-voz do Santuário SARA à Newsweek. “Ele se locomove bem, consegue correr, pular e brincar.”

Embora nem sempre tenha sido fácil para Dante, seus cuidadores estão felizes em relatar que ele está se adaptando bem à vida em seu novo ambiente.

Inicialmente, Dante teve alguns problemas de agressividade com um cuidador temporário, mas, com tempo para se ajustar, ele está muito melhor agora. O Santuário SARA relatou que ele está “muito relaxado”.

“Sua perna cicatrizou e ele não precisa de mais tratamento, mas pode precisar de medicação para a dor se ficar dolorido por se mover com três patas”, disseram.

O abrigo agora está focado no futuro, buscando um lar definitivo para Dante que atenda às suas necessidades como um cão resgatado que já passou por tanto. A equipe do Santuário SARA acredita que o cãozinho se adaptaria melhor a uma casa apenas com adultos, embora não necessariamente onde ele fosse o único cachorro.

“Ele tem sido doce e amigável em seu novo lar e gosta de outros cães”, disse o Santuário SARA. “Dante seria ideal para alguém que tenha um ambiente tranquilo para um cão mais velho.”

A comportamentalista animal Patricia McConnell explicou por que é importante que quem adota um cachorro conheça o processo “3-3-3”. “Nos primeiros três dias, os cães muitas vezes estão em um estado de choque e não mostram muito de sua personalidade até se acostumarem”, disse ela. “Após três semanas, muitos já se adaptam e agem como se estivessem em casa, mas só se encaixam totalmente na rotina após cerca de três meses.”

    Você viu?

    Ir para o topo