A época de festas de fim de ano é mágica e as exibições fazem você se sentir dentro de um livro de histórias mágicas. Telas brilhantes e coloridas, músicas, e um Papai Noel pronto para atender todas as crianças e fazer as pessoas relembrarem sua infância. No entanto, junto com essas exibições festivas, muitas vezes animais vivos são colocados nesse cenário, sendo exibidos em shoppings e eventos.
Segundo o One Green Planet, a popularidade dessas exibições parece ter aumentado pela América, com renas sendo amarradas a trenós somente para fotos, ou mantidos em shoppings barulhentos e cheios de luzes, suportando todo tipo de situação. Se parar para pensar, pode-se perceber que não há nada de alegre nessas situações. É tudo menos agradável para esses animais.
Animais que são exibidos em shoppings ou outros ambientes movimentados são submetidos a algo totalmente oposto a um habitat tranquilo. A mudança de temperatura e o tempo que esses animais passam em pé podem cansa-lo ou desidratá-lo, além da interação forçada com as pessoas, isso pode causar estresse e cansaço no animal.
O transporte desses animais também pode causar problemas a eles, a exposição em locais que não sejam de sua natureza pode levá-los ao risco de adoecer ou se machucar. Há o risco das crianças contraírem doenças e também dos animais tentarem escapar se ficarem muito estressados.
Na época de fim de ano, as renas não são os únicos animais utilizados como entretenimento. Ovelhas, burros, vacas e até camelos são utilizados em presépios vivos. Uso de animais para levar carruagens também tem sido motivo de protesto em muitos lugares e já começou a surtir efeito, como em Barcelona, onde esses animais puderam ser poupados de uma vida de sofrimento.
As renas vivem em rebanhos e podem viajar até 34 milhas por dia durante o período de migração, algo totalmente diferente da vida nas fazendas, vivendo em espaços pequenos. Esses animais podem suportar as temperaturas frias, sendo encontrados na América do Norte, Sibéria e também no norte da Europa. Renas podem correr até 50 milhas por hora são ótimas nadadoras.
Renas são obrigadas a suportar horas em uma única posição, enquanto crianças fazem carinho e posam para fotos. Algumas vivem em gaiolas pequenas o suficiente para conseguirem andar somente em um pequeno círculo, e no fim do dia, são levadas para fazendas e zoológicos esperando para o próximo evento. Esse não é o jeito de tratar um animal, em nome somente de um entretenimento de fim de ano.
Todos os animais usados para “entreter” recebem o mesmo tipo de tratamento. Nessa época de compaixão e doação, isso deve ir além das pessoas, pois os animais merecem respeito e compaixão também, e se medidas não forem tomadas, a crueldade continuará.
Existem muitas atividades de Natal que não envolvem práticas desumanas. É necessário evitar locais que usam animais vivos em exibições, encontrando atividades festivas para crianças, como fazer e assar biscoitos de natal, por exemplo.