(da Redação)
Comenta-se muito sobre as formas assustadoras como as indústrias de refrigerantes e de fast food infiltraram-se no sistema de alimentação nos Estados Unidos, influenciando o governo e sendo por ele influenciadas, mas um recente estudo mostra os meios pelos quais a indústria de laticínios passou exatamente pelo mesmo processo. As informações são da One Green Planet.
Um novo relatório intitulado Whitewashed: How Industry and Government Promote Dairy Junk Foods esclarece como a indústria de laticínios, apoiada pelo governo, tem convencido as pessoas sobre supostos benefícios do leite e produtos lácteos para a saúde. Além disso, o relatório centra-se nos padrões de mudança do consumo do leite puro para produtos lácteos carregados de açúcar, gordura e sal.
O texto também mostra como o governo tem trabalhado de mãos dadas com a indústria de laticínios: “É suficientemente ruim que a indústria de laticínios promova a junk food em nome da saúde, mas o governo apoia o esforço. O governo federal exige a cobrança de taxas para a promoção do leite e dos produtos lácteos pela indústria, através de um programa específico de checagem. Longe de ser apenas um programa de financiamento privado, funcionários do Departamento de Agricultura participam de reuniões, de atividades de monitoramento, e são responsáveis pela avaliação dos programas. A Suprema Corte dos EUA confirmou a legalidade dos programas enquanto discurso do governo”.
Michele Simon, autora do relatório, escreve: “Em um momento no qual a nossa nação sofre de uma epidemia de problemas relacionados à dieta, não podemos permitir que o ‘whitewashing’ (termo que significa ‘branqueamento’, no sentido mesmo de ocultação da realidade) da indústria de laticínios continue. A suposição de que a ingestão de laticínios é essencial para a dieta tem obstruído a nossa capacidade de criticar o apoio do governo federal”.
Artigos e reportagens comentando a manipulação da indústria do leite são publicados com certa frequência. Uma matéria publicada pela ANDA em 2010 resume alguns fatos importantes. Os livros Whitewash: The Disturbing Truth about Cow’s Milk and Your Health, de Joseph Keon, e Galactolatria: mau deleite, de Sonia T. Felipe, abordam o assunto em detalhes.
Acima dos malefícios do consumo de leite está a dor dos animais, motivo mais que suficiente para a humanidade deixar de consumir laticínios. A absurda exploração dos animais por essa indústria vem sendo citada em inúmeras matérias da ANDA e é mostrada, por exemplo, nesse vídeo.