O Brasil e Moçambique fazem parte da lista dos estados em “foco” no relatório do Departamento de Estado norte-americano sobre Tráfico de Vida Selvagem em 2021.
No continente africano, os países classificados como “preocupantes” são: Camarões, República Democrática do Congo, Madagáscar e Nigéria. Na lista, ainda aparece o Camboja e Laos, no Sudeste Asiático.
De acordo com o portal africano Plataforma Mídia, estes seis países são os com maiores índices de tráfico de vida selvagem no mundo, com participação dos governos nesta prática criminosa. “Os respectivos governos se dedicam ativamente ou lucram conscientemente com o tráfico de espécies ameaçadas ou em perigo de extinção”, afirmou o relatório dos EUA.
O Brasil e Moçambique constam, por sua vez, na lista de 28 “países em foco” e são considerados “uma importante fonte de produtos do tráfico de animais selvagens ou seus derivados, um importante ponto de trânsito de produtos do tráfico de animais selvagens ou seus derivados, ou um grande consumidor de produtos do tráfico de animais selvagens”, segundo o relatório.
No caso dos “países em foco”, os governos não estão implicados nas atividades criminosas associadas ao tráfico de espécies em vias de extinção, assim como a designação de “países preocupantes” não indica que “todas as partes” dos governos em causa “estejam ou tenham estado envolvidas no tráfico de espécies selvagens”.
Neste caso, porém, “existem sérias preocupações de que tenha ocorrido um envolvimento governamental de alto nível ou sistémico” nas atividades criminosas, esclarece o Departamento de Estado.
A atual constituição da lista de 28 países foi estabelecida no relatório de 2020 e não sofreu alterações no relatório deste ano, divulgado na última quinta-feira (05/11), e que o Departamento de Estado submeteu à aprovação do Congresso norte-americano.
Os países integrados na lista são, por ordem alfabética, a África do Sul, Bangladesh, Brasil, Camarões, Camboja, China, Emirados Árabes Unidos, Filipinas, Gabão, Hong Kong, Índia, Indonésia, Laos, Madagáscar, Myammar, Malásia, México, Moçambique, Nigéria, Quénia, RDCongo, República do Congo, Tailândia, Tanzânia, Togo, Uganda, Vietnam e Zimbabué.