EnglishEspañolPortuguês

ECOSSISTEMAS EM PERIGO

Relatório alerta para “trajetória desastrosa” na crise climática

Assinado por mais de 200 cientistas, documento científico internacional evidencia pontos de não retorno dos ecossistemas globais — incluindo a Amazônia

7 de dezembro de 2023
José Tadeu Arantes | Agência FAPESP
6 min. de leitura
A-
A+
Foto: lubasi | Wikimedia Commons

Um relatório científico internacional sobre os “pontos de não retorno” do sistema climático está sendo apresentado à 28ª Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima, a COP28, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Global Tipping Points Report (Relatório Global sobre Pontos de Não Retorno) foi produzido por uma equipe internacional de mais de 200 pesquisadores, coordenada pela Universidade de Exeter, no Reino Unido, em parceria com o Bezos Earth Fund. Entre os signatários está o pesquisador Cristiano Mazur Chiessi, professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).

O relatório é a avaliação mais abrangente sobre o tema já realizada e alerta sobre a “trajetória desastrosa” seguida atualmente pela humanidade. O documento destaca que a urgente eliminação do uso de combustíveis fósseis e a correspondente adoção de soluções capazes de zerar o balanço de carbono de origem antrópica são cruciais para o futuro de bilhões de pessoas.

“Os pontos de não retorno no sistema terrestre representam ameaças de uma magnitude nunca enfrentada pela humanidade”, diz o professor Tim Lenton, diretor do Global Systems Institute (GSI) da Universidade de Exeter e coordenador do relatório. “Podem desencadear efeitos dominó devastadores, incluindo a perda de ecossistemas inteiros e da capacidade de cultivo de culturas básicas, com impactos sociais que incluem deslocamentos em massa, instabilidade política e colapso financeiro”, continua.

    Você viu?

    Ir para o topo