EnglishEspañolPortuguês

Reintrodução de pássaros é destaque em Minas Gerais

13 de junho de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Valdo Elias Veloso De Matos
[email protected]

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A reintrodução de pássaros na natureza é destaque em Minas Gerais no início de junho. Em Juiz de Fora, após palestra para crianças, técnicos do Escritório soltaram 12 canários da terra, pintassilgos e coleirinhos, no Parque Municipal da Lajinha. Em Pedro Leopoldo (região metropolitana de Belo Horizonte), analistas do Ibama soltaram 30 papagaios, em área previamente cadastrada.

Os papagaios, recebidos do Cetas de Belo Horizonte, após exames físicos, clínicos e comportamentais, foram selecionados para participarem do programa de reabilitação, que durou aproximadamente um ano. Foram realizados treinamentos físicos, de alimentação e de reconhecimento e fuga de predadores.

Mestrado

Uma dissertação de mestrado, sobre treinamento anti-predação, foi defendida com estes animais. Após todo o processo, estes aves foram liberadas na natureza. Serão monitoradas por uma equipe de técnicos de uma ONG parceira, o Instituto de pesquisa e conservação Waita. O projeto de monitoramento foi selecionado e financiado pela Fundação Boticário.

Segundo o analista ambiental Daniel Vilela “as aves estão sendo monitoradas pelo sistema de rádio telemetria, na qual os papagaios são soltos com um colar radiotransmissor, para serem localizados na mata. Os técnicos fazem a busca por um receptor de rádio, que indica a localização do exemplar”.

A expectativa dos técnicos é de que estes novos indivíduos contribuam para o revigoramento populacional da espécie na região, que sofre muito com a retirada de filhotes dos ninhos todos os anos.

Em Juiz de Fora, segundo responsável pela unidade, o Centro de Triagem de Animais Silvestres, recebe cerca de 2.500 animais por ano, sendo 95% aves. Em Belo Horizonte, o percentual é semelhante. No entanto, a movimentação é bem maior. Em 2012, deram entrada no Cetas 5.984 animais.

Você viu?

Ir para o topo