Por Natalia Cesana (da Redação)
Faz apenas cinco anos que foi proibida, mas os ingleses parecem não conseguir ficar sem a caça às raposas. O porta-voz da revogação do veto é um membro do governo do primeiro-ministro David Cameron. “A proibição não faz sentido”, disse Jim Paice, subsecretário do Ministério da Agricultura, enquanto dezenas de milhares de caçados do Reino Unido se preparavam para o Boxing Day, como é chamado o dia depois do Natal.
Ao visitar canis em Peterborough, o político disse que a coalizão do governo está de acordo em votar no Parlamento a anulação da proibição, assim que houver um espaço na agenda.
Em 2005, uma lei proibiu a caça realizada com o auxílio de cães foi proibida na Grã-Bretanha e, desde então, as raposas puderam dormir relativamente tranquilas, mesmo que caças clandestinas fossem organizadas em muitas regiões do interior, onde os animais são perseguidos até a exaustão e morrem de forma “acidental”.
David Cameron havia prometido em sua plataforma eleitoral que reavaliaria a proibição, mas no ano passado desistiu, pois a iniciativa poderia ser rejeitada no Parlamento.
As informações são do jornal italiano La Stampa.