EnglishEspañolPortuguês

PRESSÃO DE ATIVISTAS

Reino Unido reconhecerá formalmente senciência dos animais

11 de abril de 2022
Bruna Araújo | Redação ANDA
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Ilustração | Pixabay

Ativistas, celebridades veganas e todos os simpatizantes da causa animal estão celebrando o anúncio feito por autoridades do Reino Unido sobre o reconhecimento formal da senciência animal. A nova legislação pressiona outros países a dialogar sobre os direitos animais e ampliar a conscientização da população mundial. Este avanço faz parte do projeto Better Deal for Animals, uma aliança formada em 2019 para pressionar o Reino Unido a incluir a senciência animal na legislação do Estado.

Essa coalização é composta por representantes de mais de 50 organizações em defesa dos animais, incluindo a SPCA, Humane Society International/UK, Compassion in World Farming , FOUR PAWS UK e Wildlife and Countryside Link. Quando ocorreu o Brexit, a saída do Reino Unido da União Europeia, a única legislação que não foi transposta foi a que aborda a senciência animal. Uma petição criada pela cantora Alesha Dixon para chamar a atenção do governo recebeu mais de 100 mil assinaturas.

Foto: Ilustração | Pixabay

O abaixo-assinado de Dixon reforça a importância do reconhecimento dos direitos animais. “Os animais enriquecem e melhoram nossas vidas de muitas maneiras, por isso é justo que lhes dêmos todo o respeito da lei. Do menor rato à maior baleia, nossas decisões podem ter um enorme impacto no bem-estar dos animais, e estou muito feliz que essa nova lei agora signifique que todos os departamentos do governo terão que mostrar como estão dando aos animais a consideração e proteção que merecem”.

A atriz e ativista Joanna Lumley é uma das celebridades que estava a frente da campanha. “Qualquer um que tenha a sorte de compartilhar sua vida com um animal sabe que ricas vidas emocionais eles podem levar e quanto nossas ações podem afetar seu bem-estar, para melhor ou para pior. Estou muito satisfeita que esta nova lei signifique que animais sencientes, incluindo belas criaturas marinhas como lagostas e polvos, serão tratados com maior respeito e cuidado”, disse.

A nova lei determina a criação de um Comitê de Percepção Animal que terá como função elaborar propostas que proíbam atividades que exploram e maltratam animais. O diretor executivo da Humane Society International celebra o anúncio. “Estamos felizes e aliviados em ver a jornada da nova lei pelo Parlamento. Estamos ansiosos para que o novo comitê seja capaz de destacar as oportunidades para o governo melhorar o bem-estar de todos os animais”, pontuou.

Foto: Ilustração | Pixabay

Sonul Badiani-Hamment, diretor nacional da Four Paws, espera que esse seja só o começo: “Hoje é uma vitória para os animais, pois eles finalmente recebem o reconhecimento e a proteção que merecem no Reino Unido. O público britânico se orgulha de se autodenominar uma nação que respeita os animais e tem fortes expectativas de que o governo do Reino Unido cumpra seus compromissos no Plano de Ação para o Bem-Estar Animal. É um grande passo à frente”, afirmou o ativista.

    Você viu?

    Ir para o topo