O Reino Unido anunciou planos para os consumidores pagarem um depósito para o uso de garrafas de plástico para combater a poluição. O governo quer introduzir uma taxa sobre recipientes de bebidas de plástico, vidro e metal descartáveis vendidos na Inglaterra, informou o Ministério do Meio Ambiente.
O movimento pretende diminuir a quantidade de resíduos produzidos no Reino Unido, incluindo em torno de 13 bilhões de garrafas de bebidas de plástico a cada ano.
É absolutamente vital agirmos agora para combater essa ameaça e controlar as milhões de garrafas de plástico diárias que não são recicladas. Queremos tomar uma ação sobre garrafas de plástico para ajudar a limpar nossos oceanos “, disse o ministro do Meio Ambiente, Michael Gove.
O plano do depósito será aberto para consulta para determinar seu funcionamento, segundo o Phys. O Ministério do Meio Ambiente falou sobre medidas semelhantes na Dinamarca, Suécia e Alemanha, onde uma taxa de até 22 pence (25 centavos de euro) é reembolsada quando a garrafa vazia é depositada.
A medida ocorre após a introdução de uma taxa de 5 pence em 2015 para sacolas plásticas em grande parte das lojas que diminuiu o número de sacolas plásticas em 9 bilhões.
O Reino Unido também deve colocar a poluição do plástico na agenda da cúpula da Commonwealth do próximo mês que terá a participação de mais de 50 líderes mundiais, informou o porta-voz do primeiro-ministro.