O governo do Reino Unido anunciou que colocará imposto sobre a importação e fabricação de embalagens plásticas não recicláveis no ano de 2022.
O imposto está sendo considerado como uma forma de reduzir a quantidade de resíduos perigosos gerados no país e diminuir a poluição por plásticos no meio ambiente. Ele seria introduzido a partir de 1º de abril de 2022 para que as empresas tenham um tempo de adaptação.
Ele será aplicado a embalagens que contenham menos de 30% de plástico reciclado. De acordo com as estatísticas oficiais, 2,26 milhões de toneladas de embalagens plásticas são usadas no Reino Unido todos os anos, e a maioria é feita de plástico novo, em oposição ao material reciclado.
O imposto foi anunciado no Orçamento de 2018 pelo ministro das Finanças Philip Hammond, que ainda está consultando os detalhes e o cronograma para a mudança, informa a Bloomberg. Ele também afirmou que ele estava considerando uma adição de uma taxa sobre copos de plástico de uso único.
“Devemos nos tornar líderes mundiais na luta contra o flagelo do plástico que cobre nosso planeta e nossos oceanos”, disse o chanceler em um comunicado ao Parlamento. “Itens descartáveis de plástico são convenientes para os consumidores, mas mortais para os oceanos”.
The Treasure disse anteriormente que estava analisando quatro formas de tributar o plástico, incluindo esforços para diminuir a demanda por plásticos de uso único, como xícaras de café e embalagens para viagem, e incentivar a reciclagem.
A embalagem plástica é uma das maiores fontes de plástico que acaba em aterros sanitários e entra no meio ambiente. De acordo com a Fundação Ellen MacArthur, apenas cerca de 14% de todo o plástico é reciclado, o que significa que o resto é deixado para poluir o planeta e desmoronar por conta própria.
Artigos de plástico podem levar até centenas de anos para serem decompostos, e mesmo assim, eles permanecem no ecossistema como microplásticos, que foram encontrados para subir na cadeia alimentar e até mesmo poluir 83% da água da torneira do mundo.