A corrida de ovelhas do festival Llandovery Sheep, realizado anualmente no País de Gales, foi cancelada devido a uma petição online que recebeu cerca de 60 mil assinaturas. Esta corrida é realizada no festival há oito anos.
Na petição, os ativistas afirmavam: “Durante o festival Llandovery Sheep, as ovelhas, que são naturalmente tímidas, são obrigadas a competir entre si para a diversão dos espectadores”.
Eles ainda acrescentaram que a corrida é uma humilhação cruel e desnecessária, além de ser uma experiência assustadora e estressante para as ovelhas, devido às multidões barulhentas que torcem e gritam.
Os organizadores do festival Llandovery Sheep, que será realizado nos dias 23 e 24 de setembro, afirmaram: “Nas corridas de ovelhas dos anos anteriores, nós respeitamos os mais altos padrões de bem-estar animal e cumprimos todos os regulamentos, mas aceitamos que há pessoas que discordam e querem que ela seja cancelada.”
Para que não houvesse conflitos durante o festival, os organizadores decidiram transformar a corrida das ovelhas em uma corrida de carrinhos projetados e construídos pelos voluntários do festival. “Nenhuma ovelha participará da corrida deste ano,” garantiram eles.