Na semana passada, a Reebok anunciou o seu primeiro tênis de corrida à base de plantas. O produto que deve chegar ao mercado a partir de março de 2020 é feito de mamonas, algas, eucalipto e látex natural.
Segundo a Reebok, todas as matérias-primas são de origem sustentável, e o tênis Forever Floatride GROW é parte de um compromisso em reduzir o uso de plástico e outras matérias-primas que geram grande impacto ambiental.
Este ano a Reebok lançou no Brasil o tênis “NPC UK Cotton & Corn”, fabricado com produtos naturais e livre de matéria-prima de origem animal. Segundo a empresa, o calçado é feito basicamente de algodão orgânico e milho.
A marca diz que foram necessários cinco anos para a Reebok concluir o desenvolvimento do tênis de algodão e milho. O obstáculo maior foi encontrar fornecedores de matéria-prima.
Embora o “Cotton & Corn” seja considerado sustentável, ainda não é completamente biodegradável (75%). A Reebok explicou que está trabalhando em uma versão compostável do tênis, para que os consumidores possam enterrá-lo no quintal quando deixarem de usá-lo.
“Considerando os 20 bilhões de pares de tênis feitos por ano, começamos a desenvolver um que respeitasse o meio ambiente. O primeiro passo foi investir em produtos naturais. Depois dessa pesquisa, iniciamos os testes e comprovamos que é possível criar um tênis à base de plantas com os mesmos benefícios dos convencionais”, enfatiza o vice-presidente da Reebok Future, Bill McInnis.
Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.