A ação climática tem sido um dos tópicos mais comentados em todo o mundo há algum tempo e várias organizações e ativistas estão trabalhando para reparar os danos causados à Terra pelas ações humanas. Também a nível pessoal, muitas pessoas estão a contribuir para a causa, sendo uma das formas a redução da sua pegada de carbono. Embora reduzamos nossa pegada de carbono, também se tornou imperativo ajudar a reduzir a pegada de carbono de nossos animais de estimação.
“Construir um mundo mais seguro e saudável para os animais é imperativo para sobreviver na Terra. Mesmo que nossos animais de estimação estejam gravados em nossos corações para sempre, eles deixam uma pegada de carbono por meio de acessórios para animais de estimação, brinquedos, roupas, sacos de cocô, alimentos para animais, produtos e embalagens”, disse Anushka Iyer, de Pune, proprietária de uma marca de estilo de vida para animais de estimação, acrescentando que é importante manter tudo isso sob controle. Mas como?
Comida caseira
O veterinário Tohid Alam disse que, embora alguns animais de estimação possam ser totalmente dependentes de alimentos embalados, também existem alternativas para isso. Cozinhar uma refeição para o seu animal de estimação diariamente pode ser uma coisa boa, mas se isso não for possível, os pais também podem cozinhar para seus animais de estimação em dias alternados. Isso pode ajudar a reduzir a pegada de carbono.
“Os alimentos disponíveis no mercado podem ter o equilíbrio perfeito de todos os nutrientes necessários para o seu animal de estimação, mas quanto maior o teor de carne, maior a liberação de CO2 durante o processamento da carne. Isso não significa que os alimentamos menos. Mas, substituir embalado por comida caseira, incluindo ovos e vegetais pode ser útil. Dependendo da idade, raça e peso do animal, uma tabela de alimentos pode ser preparada para o seu animal de estimação”, acrescentou Tohid.
Brinquedos DIY e troca
Seu amigo peludo tende a ficar entediado com brinquedos facilmente. E enquanto isso pode fazer você querer comprar novos brinquedos; pode não ser uma coisa boa para o meio ambiente. Assim, o advogado Mohammad Waqqar, que é pai de dois gatos – Kiki e Kuku – troca os brinquedos com seus amigos. “Temos um grupo onde há muitos ativistas dos direitos dos animais, pais de animais de estimação e socorristas.
Lá acontecem diversas discussões e atividades, inclusive troca de brinquedos”, compartilha. Por outro lado, o designer de produtos Ankush Vohra faz brinquedos DIY para seu Beagle de dois anos chamado Goli. “Desde minhas camisetas velhas até as garrafas plásticas em minha casa, eu as uso para fazer algo para ele.
Ele gosta de mastigar minhas meias, então por que não fazer um brinquedo usando isso? Isso me ajuda a economizar dinheiro também! Existem ideias incríveis na internet às quais me refiro para isso”, disse Ankush.
A vida útil das caixas de areia de plástico não é muito longa, e o plástico definitivamente não é uma opção ecológica. Assim, pode-se experimentar variantes como caixas de areia de metal e bambu, que não são apenas amigáveis aos animais de estimação, mas também ao meio ambiente. O oftalmologista Mukul Pandey, que tem um gato chamado Jerry, disse que seu gato tem o hábito de cavar a caixa de areia.
Além disso, existem caixas de areia de bambu recicladas disponíveis no mercado e elas vêm em cores extravagantes. O que pode ser melhor do que uma bandeja de areia bonita?
Tosa verde
Tohid sempre incentiva os pais de animais de estimação a usar produtos amigos da pele para seus cães. “Muitos produtos são feitos de produtos químicos não biodegradáveis e tóxicos que são prejudiciais ao seu animal de estimação e ao planeta. Os produtos que sugiro podem ser um pouco caros, mas pelo menos estarão livres desses corantes e parabenos”, disse ele.
Fonte: Sunday Observer