A Prefeitura Municipal de Curitiba em parceria com a Faculdade Evangélica do Paraná e Universidade Federal do Paraná (UFPR) está iniciando um trabalho de castrações de gatos. A Prefeitura através da Rede de Proteção Animal vai adquirir todo o material necessário para a realização de 500 procedimentos, a Faculdade Evangélica cederá o local e as castrações serão realizadas por integrantes do programa de Residência em Medicina Veterinária do Coletivo da UFPR.
Nesta primeira etapa estão sendo realizadas 13 castrações de gatos por semana. O programa é destinado a famílias em vulnerabilidade social, inscritas nos programas Bolsa Família, Armazém da Família e na Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) além dos gatos de rua adotados e em guarda de protetoras. As castrações foram agendadas após microchipagem, vacinação e exame clínicos feitos por médicos veterinários.
“É a primeira vez que o Município realiza uma campanha de castração de gatos. Será nos moldes do primeiro programa de castração de cães que já é realizado pela Rede de Proteção Animal”, explica Alexandre Biondo, diretor do departamento de Pesquisa e Conservação de Fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
A Rede de Proteção Animal realizou até junho deste ano um total de 3.500 castrações de cães machos e fêmeas nas três clínicas conveniadas pela Prefeitura de Curitiba. Através de processo licitatório, as clínicas Clinicão, Arca de Noé e Petclin foram habilitadas a realizarem as castrações.
O abandono de animais é crime em Curitiba (Lei Municipal Contra Maus Tratos nº 13.908/2011), no Paraná (Código Estadual de Proteção aos Animais, Lei Estadual nº 14.037/2003) e no Brasil (Lei Federal de Crimes Ambientais 9.605/2008).
Outras informações sobre o Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos da Prefeitura de Curitiba podem ser obtidas através site ou pelo telefone 3350-9939.
Fonte: Bem Paraná