A REFER (Rede Ferroviária Nacional) colocou esta semana nos vidros da ponte da estação de Vila Franca de Xira um conjunto de adesivos pretos em forma de pássaro para evitar que as aves colidam com a estrutura. A colocação dos adesivos pretende afastar as aves, dando resposta à situação levantada pelo jornal O MIRANTE na última edição, que mostrava aves que morriam ou se machucavam ao se chocar com os vidros da ponte.
Segundo fonte da REFER é esperado que a solução encontrada resolva o problema. O método é semelhante ao usado noutras plataformas do país onde já foram detectados problemas idênticos.
As aves batem com violência nos vidros ao sobrevoar a linha de comboio em direcção às árvores do jardim Constantino Palha, junto ao rio, já que não distinguem as zonas envidraçadas das zonas abertas. Algumas aves (pássaros e andorinhas) que bateram na estrutura acabaram morrendo e permaneceram, depois de mortas, nos beirais da passagem.
Para a realização da obra sobre a linha de ferro no local não foi realizado estudo de impacto ambiental, já que o mesmo não é obrigatório por lei neste caso.
Fonte: O Mirante