O Fórum Municipal de Proteção e Defesa Animal começará a funcionar em janeiro em Recife (PE). Composto por parlamentares, movimentos sociais, ONGs e representantes da sociedade civil, o órgão terá a função de discutir estratégias que pautem políticas públicas para a causa animal e de receber denúncias de maus-tratos.
O projeto, de autoria do vereador Romero Albuquerque (PP), foi aprovado pela presidência da Câmara e segue, agora, para análise do Executivo, que deve decidir pela sanção ou pelo veto. Caso a iniciativa se torne lei, o regimento interno do fórum será elaborado em 90 dias a partir da instalação do órgãos nas dependências da Câmara Municipal. As informações são do portal Folha PE.
A prioridade do fórum, segundo Albuquerque, será o abandono de animais. “O Recife ainda não chegou numa alternativa que reduza a quantidade de cães e gatos nas ruas. Discutiremos qual é a solução mais eficiente, porque é um problema que ninguém conseguiu solucionar até agora”, disse.
Atualmente, aproximadamente 100 mil cachorros e gatos estão em situação de abandono no município e o Centro de Vigilância Ambiental (CVA) alega não ter mais capacidade para resgatar animais. “É por isso que o fórum vai contar com poder público e sociedade civil. Porque, cada um contribuindo com o seu olhar e experiência, ajudará a direcionar as políticas públicas na Cidade”, afirmou o parlamentar.