Os tacos mexicanos têm uma história fascinante que remonta aos tempos antigos da civilização mesoamericana. Os antigos habitantes da região, como os astecas e maias, já consumiam alimentos embrulhados em tortilhas de milho há milhares de anos. Essas tortilhas eram feitas a partir de massa de milho moído e água, cozidas em uma chapa de pedra quente, e serviam como uma forma prática de consumir alimentos.
A versão vegana dos tacos mexicanos é uma resposta à crescente demanda por opções de refeições à base de plantas. Eles não apenas oferecem uma opção mais saudável e sustentável, mas também celebram a rica tradição culinária do México de uma maneira ética.
Ingredientes
Massa
- 2 xícaras (chá) de farinha de milho amarela
- 1 ½ xícaras (chá) de água
- ½ colher (chá) de sal
- 1 colher (sopa) de manteiga vegana
Recheio
- ½ xícara (chá) de proteína de soja texturizada
- Água
- 1 xícara (chá) de feijão cozido
- ½ cebola picada
- 3 dentes de alho picados
- 1 tomate picado
- ½ xícara (chá) de pimentão verde picado
- 1 colher (sopa) cheia de extrato de tomate
- 3 colheres (sopa) de shoyu
- ½ colher (sopa) de páprica defumada
- ½ colher (sopa) de pimenta calabresa
- Sal e azeite a gosto
Modo de preparo
Massa
- Coloque a água numa panela e ferve. Adicione o sal e manteiga.
- Acrescente a farinha de milho em flocos fino, mexe com uma colher e desligue o fogo. Deixe esfriar um pouco.
- Sove a mistura até formar uma massa homogênea, que dê para trabalhar com as mãos (adicione aos poucos e se precisar, acrescente mais água e farinha de milho, para dar o ponto).
- Divida a massa em 16 bolinhas tamanho de uma tangerina pequena. Coloque-as entre filme plástico e estique-as com o rolo, até formar um círculo fino de 2 mm.
- Unte levemente uma frigideira não aderente (ou de ferro) e vire cada tortilla de cada lado (elas devem ficar numa consistência que você possa dobra-las, para formar as taco Shell).
- Para deixar no formato de tacos, assim que fritá-las dos dois lados, deixe esfriar um pouco e dobre-as ( cuidando pra não fechar muito), e deixe esfriar.
- Se quiser mais crocante, leve ao forno por uns 15 minutos a 200 graus, dobradas e sem rechear.
Recheio
- Em uma panela colocar o azeite, e refogar a cebola e alho.
- Em seguida, adicionar o tomate e o pimentão e refogar. Colocar o extrato de tomate e misturar bem. Adicionar a páprica defumada, mexer e colocar o shoyu.
- Depois que estiver bem refogado, colocar a proteína de soja e a pimenta calabresa, misturar bem, colocar um pouco de água (1 xícara (chá) aproximadamente), e mexer.
- Assim que começar a secar a água, adicionar mais água até cobrir os ingredientes e deixar ferver para hidratar a proteína de soja. (Obs: adicionar mais água se necessário até que a proteína fique bem hidratada).
- Logo após, colocar o feijão cozido e misturar com cuidado para que não desmanche os grãos, e refogar junto com os demais ingredientes.
- Ajustar o sal e pronto! É só servir rechear os tacos e servir!